Há pouco mais de um mês, o Vale do Aço passou a contar com uma moderna modalidade de terapia fonoaudiológica. Localizado em Ipatinga, o Centro Clínico Salute é o primeiro da região a oferecer o Sistema de Estimulação Neuroauditiva (SENA). Realizado por meio de um software, o procedimento visa estimular o sistema auditivo e incide especialmente na forma que o cérebro interpreta os sinais sonoros, desenvolvido na Espanha. Trata-se de um estímulo não-invasivo criado para potencializar as terapias fonoaudiológicas.
Segundo Renata Matos e Sueli Araújo, fonoaudiologas do Centro Clínico Salute responsáveis pela aplicação do SENA, o sistema se destaca por ser um estímulo que gera resultados a curto prazo. Ele consiste de 10 a 15 sessões de 45 minutos, em que o paciente escuta arquivos de áudio (música ou fala) com frequência e intensidade programadas conforme o caso. A proposta de tratamento tem a duração de 15 a 20 dias. Após três meses, sugere-se uma nova avaliação para certificar os ganhos e analisar a necessidade de novo ciclo da neuroestimulação.
“Com o SENA, os resultados são percebidos rapidamente. Por meio dele, a estrutura harmônica do som é modificada mediante filtros e equalizadores, através de fones de ouvido com características técnicas específicas. O estímulo sonoro passa pela orelha externa, média e interna e em seguida chega às vias auditivas centrais, permitindo uma reorganização e favorecendo melhores resultados nos processos de percepção, atenção e memória”, explica a fonoaudiologa Renata Matos.
Benefícios
O SENA permite aprimorar a capacidade auditiva de perceber, receber e processar a informação para compreender melhor os sons da fala. O método melhora as habilidades de percepção, atenção, concentração, discriminação e memória auditivas, as quais são fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento da aprendizagem, seja ela em âmbito escolar ou profissional.
“O SENA contribui com o aprendizado de línguas estrangeiras e habilidades musicais”, informa Renata Matos, explicando que o sistema é recomendado para todas as idades e complementa o tratamento de diversas alterações, como trocas na fala; dificuldade em ouvir sons, dislexia, transtorno da aprendizagem ou baixo rendimento escolar; TDA/H (transtorno do déficit de atenção com ou sem Hiperatividade); etc.
Em Maio, durante o 1º Congresso Brasileiro SENA, as pesquisas apresentadas no evento comprovaram que logo nas cinco primeiras sessões é possível perceber sinais importantes de melhora do quadro clínico inicial.
“Embora os resultados sejam rápidos e animadores, é importante ressaltar que não se trata de uma ‘fórmula mágica’ que substituirá a fonoterapia. Entretanto, o tratamento realizado com o SENA promete estimular o sistema auditivo central, potencializando a intervenção fonoaudiológica e alcançando resultados a curto prazo”, conclui a fonoáudiologa Renata Matos.
Serviço
O Centro Clínico Salute está localizado à Rua Palmeiras, 24, no bairro Horto, em Ipatinga. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone 3824-8078.