Ipatinga oferece cuidado humanizado às gestantes do SUS

Foto: Assessoria PMT
Aprovados em concurso de 2014 são convocados pela Prefeitura de Timóteo
5 de julho de 2019
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil.
Receita abre consulta a segundo lote de restituição do IR
8 de julho de 2019

Ipatinga oferece cuidado humanizado às gestantes do SUS

Com o apoio de uma equipe multiprofissional, as gestantes assistidas pela Unidade de Saúde do Bom Retiro puderam retirar dúvidas e esclarecer sobre a nova fase da vida. Foto: SECOM/PMI

Com o apoio de uma equipe multiprofissional, as gestantes assistidas pela Unidade de Saúde do Bom Retiro puderam retirar dúvidas e esclarecer sobre a nova fase da vida. Foto: SECOM/PMI

Com o objetivo de acompanhar uma das fases mais importantes na vida da mulher, que é a maternidade, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ipatinga desenvolve a Rede Cegonha em todas as Unidades Básicas do município.

Na última semana, dezenas de gestantes assistidas pelos profissionais da UBS do bairro Bom Retiro participaram de uma ação educativa no caramanchão do Cariru Tênis Clube, no bairro Cariru. Junto às futuras mães, estiveram presentes um médico ginecologista, enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde, entre outros profissionais que atuam em prol da saúde da família e da mulher. Com a ajuda de vários parceiros, foram arrecadados brindes e alimentos, sendo servido um farto café da tarde, ao som de música ao vivo.

Durante o encontro, as gestantes receberam orientações sobre a importância do, as modificações corporais e emocionais, os cuidados com as mamas, com a pele, além da importância do aleitamento materno, entre outros assuntos relacionados ao tema.

Para a doula Natália Luiza Pedro, do bairro Bela Vista, “um encontro com gestantes é uma forma de reforçar a promoção à saúde, com atenção diferenciada para este momento que a mulher necessita de suporte, apoio, segurança e preparação para uma boa maternidade”.

Mesmo tendo plano de saúde, a gestante Gabriela Moreno, optou por fazer seu pré-natal e o parto pela rede pública de Saúde de Ipatinga. Foto: SECOM/PMI.

Mesmo tendo plano de saúde, a gestante Gabriela Moreno, optou por fazer seu pré-natal e o parto pela rede pública de Saúde de Ipatinga. Foto: SECOM/PMI

Em sua palestra, a enfermeira obstétrica Jussara Bôtto, também consultora de amamentação, lembrou que não é fácil a tarefa de amamentar. “A mulher tem uma relação muito forte com a mama. Ao conversarmos sobre a maternidade, tiramos dúvidas e desmistificamos medos, inseguranças e o romantismo desta nova fase”, explicou.

 

Quantidade e qualidade

 

Mesmo tendo plano de saúde, Gabriela Moreno, do bairro Cariru, escolheu fazer seu pré-natal e parto na rede pública de saúde de Ipatinga. “Já estou no oitavo mês de gestação do Miguel, que é meu primeiro filho. Desde a descoberta da gravidez, seja nas consultas com o médico ou com enfermeiro, sempre tive várias orientações sobre o trabalho de parto, amamentação e cuidados com o bebê. Eles sempre perguntam se tenho dúvidas e explicam tudo, o que me dá mais tranquilidade”, conta.

As consultas de pré-natal, na Atenção Básica, são feitas em quantidade e qualidade, com a garantia de atenção humanizada, exames laboratoriais e de ultrassom, além de testes rápidos para diagnóstico de doenças. A Rede Cegonha oferta a cada mulher aproximadamente sete consultas de pré-natal e uma consulta de puerpério (pós-parto).

Segundo a enfermeira Marcela Freire, “para favorecer a construção de uma relação de confiança entre as usuárias, as equipes e os serviços da Unidade sempre fomentamos o compartilhamento de saberes da equipe multiprofissional. Esta é uma das melhores maneiras de acrescentar sentido, identidade e referências às mulheres nesta fase tão única em sua vida”, enfatizou.

 

SECOM/PMI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *