

Neste ano, a Transitolândia completou 20 anos. Com objetivo de educar para formar cidadãos conscientes no trânsito, o projeto ensina as crianças a se comportarem de forma segura enquanto pedestres ou ciclistas, e também orienta sobre normas e leis de segurança que o condutor de um veículo deve seguir.
A iniciativa realizada pela Fundação Aperam Acesita, em parceria com a 85ª Cia da Polícia Militar, Prefeitura Municipal de Timóteo, Rotary Club de Acesita, Superintendência Regional de Ensino de Cel. Fabriciano e Saritur gerou diversos frutos. Ao longo dessas duas décadas, muitas pessoas passaram pelo projeto e tiveram suas vidas transformadas a ponto de se tornarem um dos profissionais que atuam na Transitolândia, como foi o caso do Cabo Valente, que hoje trabalha na 85ª Cia da Polícia Militar. “Há aproximadamente 20 anos, eu participei como aluno do projeto. Acredito que a minha turma foi uma das primeiras do Transitolândia”, relembra o Cabo.
O policial foi aluno da Escola Municipal “José Moreira Bowen”, e hoje guarda boas lembranças do período em que participou do projeto. “Tenho algumas lembranças dessa época. Entre elas, foi quando um dos meus amigos da escola ganhou o prêmio de aluno destaque no Transitolândia. Ficamos muito felizes por ser uma pessoa da nossa turma a homenageada”.
Após sua formação, Seeler Valente resolveu prestar o concurso da polícia. Atuando há oito anos na corporação, o policial atuou em 2015 como instrutor do projeto Transitolândia. “Pra mim, foi como voltar ao tempo. Fiquei muito feliz em poder retornar ao projeto, que foi muito importante para a minha formação como cidadão e como motorista”, destaca.
O ano de 2018 foi um marco para o projeto que comemora um grande sucesso devido ao envolvimento de toda a população. De acordo com o Cabo Valente, “a segurança no trânsito de amanhã começa hoje. Essa iniciativa é de extrema importância para sensibilizar e educar todas as crianças, deixando-as conscientes sobre como devemos nos comportar enquanto usuários do trânsito”.
Transitolândia
Criado em 1998, o projeto Transitolândia é desenvolvido em 22 escolas públicas e particulares de Timóteo e, desde 2016, atende também os municípios de Jaguaraçu e Marliéria, tendo como público-alvo alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Até o ano passado, o projeto beneficiou um público de mais de 63 mil alunos, professores e comunidade em geral. O trabalho realizado ao longo desses anos envolveu diversas formas de sensibilização como palestras, blitzes educativas, visitas orientadas, concursos, passeatas, entre outros.
Vereadores da Comissão se reúnem com profissionais da Secretária de Educação da Prefeitura de Timóteo