Com a finalidade de promover a inclusão das pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados do INSS no mercado formal de trabalho, a diretoria regional Timóteo da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) realiza neste mês o Dia D da Empregabilidade para este público.
A iniciativa conjunta com o Ministério do Trabalho conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Timóteo, por meio da Secretaria de Assistência Social, e será realizada em duas etapas.
A primeira está programada para o dia 13, quando as empresas que estão sujeitas ao cumprimento da Lei de Cotas para deficientes serão notificadas para elas cadastrarem as suas vagas. A Lei 8213/91 em seu artigo 93 estabelece que empresas com 100 ou mais funcionários estão obrigadas a preencher entre 2% e 5% de seus cargos com beneficiários reabilitados ou com pessoas deficientes.
A segunda etapa ocorre no dia 28 de novembro e é dedicada ao direcionamento de deficientes e reabilitados do INSS a possível contratação.
A finalidade específica dessas ações, segundo o coordenador em Vigilância Socioassistencial da Prefeitura de Timóteo, Robson Pereira dos Santos, é fortalecer as políticas de empregabilidade para as pessoas com deficiência, possibilitar a aproximação desse público com as empresas, além de ampliar o número de trabalhadores com deficiência e reabilitados no mercado formal de trabalho.