Colégio São Francisco Xavier realiza palestra sobre Promoção à Vida e Prevenção ao Suicídio

HMC recebe prêmio de Excelência da Saúde
24 de setembro de 2018
Lei da Ficha Limpa retira 173 candidatos das eleições de outubro
24 de setembro de 2018

Colégio São Francisco Xavier realiza palestra sobre Promoção à Vida e Prevenção ao Suicídio

Encerrando as comemorações do “Setembro Amarelo” – campanha de conscientização sobre a prevenção de suicídio – no último domingo (23), o Colégio São Francisco Xavier (CSFX) e a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) promoveram o Acordar para a Vida – 1º Seminário de Promoção à Vida e Prevenção ao Suicídio. O evento tratou de assuntos ligados à vulnerabilidade psíquica de crianças e adolescente e contou com ampla participação da comunidade. Cerca de 400 pessoas lotaram o teatro do Centro Cultural Usiminas.

O objetivo do seminário foi alertar pais, educadores das escolas públicas e privadas da região, profissionais da saúde, colaboradores e a comunidade em geral a respeito da realidade do suicídio de crianças e adolescentes no país, bem como orientar para  as várias formas de cuidado. Os temas abordados no seminário foram:

  • Vulnerabilidade Psíquica nas Crianças e Adolescentes: como proceder;
  • Conversando sobre a Disforia do Gênero;
  • Fatores de Risco e Prevenção do Suicídio;
  • Suicídio na infância e adolescência.

As palestras foram conduzidas por psiquiatras reconhecidos nacionalmente, integrantes pela Academia Mineira de Medicina. Durante o evento os participantes puderam esclarecer dúvidas e compartilhar experiências com os palestrantes. “Eventos assim são importantes instrumentos para gerar oportunidade de reflexão sobre a juventude atual, as dificuldades da sociedade contemporânea, a influência das redes sociais, o papel da escola e as mudanças da dinâmica familiar. O assunto é complexo, exige conhecimento formal e não há fórmulas prontas. No seminário foi possível mostrar, com clareza e transparência e à luz do conhecimento científico, a importância da percepção dos sinais que nossas crianças e adolescentes demonstram quando estão com algum problema emocional. É importante buscarmos referenciais teóricos para falarmos abertamente sobre esse tema, considerado um tabu na sociedade atual. Quando os fatores de riscos são detectados, a prevenção se torna mais eficiente”, conclui Solange Liége dos Santos Prado, superintendente do CSFX.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *