Justiça Eleitoral cassa mandatos do prefeito de Ipatinga Nardyello Rocha e o vice Célio Aleixo

Brasília - Edifício-sede do Banco Central do Brasil (Wilson Dias/Agência Brasil)
BC mantém juros básicos em 6,5% ao ano pela quarta vez seguida
20 de setembro de 2018
Brasilienses enfrentam até 4km de filas para abastecer em posto de combustíveis que vende gasolina a R$ 2,98 como parte do Dia da Liberdade de Impostos (DLI).
Preço em alta da gasolina leva o consumidor a migrar para o álcool
20 de setembro de 2018

Justiça Eleitoral cassa mandatos do prefeito de Ipatinga Nardyello Rocha e o vice Célio Aleixo

 

A instabilidade política se instaurou novamente em Ipatinga. Na noite dessa quarta-feira (18), o juiz eleitoral Thiago Grazziane Gandra, cassou o mandato do prefeito de Ipatinga Nardyello Rocha (MDB) e do vice do vice-prefeito Célio Aleixo. A Ação de Investigação de Judicial (Aije), que ainda cabe recurso, foi aberta pelo Ministério Público para apurar abuso de poder econômico e político na eleição extemporânea realizada em 3 de junho de deste ano. A decisão do magistrado determina a inelegibilidade do prefeito de Ipatinga e Aleixo pelo período de 08 (oito) anos, contados a partir da data da eleição.

A alegação do MP é de que Nardyello e o vice teriam adiantado o pagamento do funcionalismo público municipal, além da complementação de aposentadoria aos servidores inativos e também aposentados do município. A denúncia aponta ainda que os candidatos teriam usado o do trabalho de comissionados na campanha eleitoral extemporânea.

Em sua rede social Nardyello Rocha, fez a seguinte postagem.”Nunca deixo de pagar um aposentado, nunca deixo de pagar você, da ativa, no primeiro dia útil…alô PT, vamos para a segunda instância”, finaliza.

Justificativa

Nardyello Rocha (MDB) durante coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira, 20, lamentou a decisão. O prefeito informou que entrará com recursos para reverter a situação e garantiu que continua no cargo. “Nós cumprimos todas as regras eleitorais. O que temos a fazer agora é entramos com recursos dentro da garantia dos atos que praticamos; os recursos podem ir até o STF”, disse.

O prefeito ainda disse que só pagou os servidores municipais porque havia uma decisão judicial  do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Ainda sobre os servidores que tiraram férias para trabalhar na campanha política, Nardyello disse que foi de forma lícita e por vontade dos próprios servidores.

Nota de Esclarecimento

O Partido dos Trabalhadores de Ipatinga vem a público manifestar que a decisão da Justiça Eleitoral de cassar os mandatos do prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha (MDB), e de seu vice-prefeito, Célio Aleixo, bem como declarar a inelegibilidade de Nardyello por 8 anos se deu em virtude de ação movida pelo Ministério Público Eleitoral de Minas Gerais, que os denunciou por abuso de poder econômico e político.

O PT informa que também denunciou à Justiça más práticas cometidas pela coligação “Unidos por Ipatinga” durante as eleições suplementares deste ano, no entanto, a ação ainda não teve uma decisão judicial. Afirmamos que este diretório sempre foi favorável ao pagamento da complementação dos aposentados de Ipatinga por considerá-lo justo e de direito. Não questionamos o ato de oficio do executivo.

Entretanto, não podemos ser coniventes com práticas eleitorais abusivas como aquelas apontadas pelo Ministério Público Eleitoral e reconhecidas pela justiça como Crime Eleitoral nas eleições extemporâneas de 2018. Acreditamos em uma política séria e justa e, por essa razão, afirmamos que os fatos devem ser apurados, dando aos acusados o devido direito de defesa, e Acreditamos em uma política séria e justa e, por essa razão, afirmamos que os fatos devem ser apurados, dando aos acusados o devido direito de defesa, e cabendo ao Poder Judiciário o poder final da decisão.

Maria Glória Morais Gonçalves Presidente PT – Ipatinga