A AAPI comunica o falecimento de seu ex-presidente, Edízio Simplício Netto (2015/2018), atual vice-presidente da entidade, ocorrido hoje (31/08) às 16h40, no Hospital Márcio Cunha. Simplício entrou para a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga em meados da década de 80. Teve papel importante na implantação das áreas de saúde e assistência social, então como diretor executivo em 1994.
Em 2012 deixou a diretoria financeira da entidade para ocupar o cargo de vice-presidente na gestão 2012/2015. Simplício é natural de Vitória-ES, nascido em 09 de julho de 1935.Antes de chegar à Ipatinga trabalhou na construção de Brasília, pela empresa Monag, em 1958/1959. Ainda no início da década de 60, também como funcionário da Monag, iniciou o trabalho em montagens gerais da Usiminas e participou da 1ª bateria da Coqueria.
Chão de fábrica
Convidado pela Tenenge, Simplício trabalhou na montagem das “Tiras a Quente e a Frio”, na área de equipamentos como laminadores, pontes rolantes, sala de painéis, entre outros. Neste período, conheceu o engenheiro de fiscalização da Usiminas, Dr. Oscar Leite de Alvarenga, que o convidou para fazer parte do quadro da empresa, em abril de 1966. Somente neste departamento trabalhou por 20 anos e chegou a ser homenageado como operário padrão da Usiminas em 1982. Aposentou-se como supervisor em abril de 1984.
Homenagens
Edízio Simplício Netto recebeu a Medalha do Mérito Legislativo da Câmara Municipal de Ipatinga. É cidadão honorário de Iapu e Mesquita, honrarias justificadas pela dedicação às causas dos aposentados. Na Câmara Municipal de Coronel Fabriciano foi homenageado com o título de Honra ao Mérito.
Simplício foi conselheiro do Sicoob e vice-presidente da FAP – Federação dos Aposentados de Minas Gerais.
Simplício foi casado com Jandira Santiago da Silva (in memoriam), com quem teve cinco filhos: Carlos Alberto, Maria Antonieta, Gerciléia, Gilcéia e Alcionéia.
Há 25 anos vivia com Filomena Cavallaro, natural da cidade de Parma, na Itália. Seus enteados são Marcos, Fernando e Ricardo.
Velório
Simplício passou por uma cirurgia na última quinta-feira (30/08), para a retirada de um cisto próximo ao rim. Após a cirurgia seu estado clínico piorou. Respirava com a ajuda de aparelhos, que foram desligados nesta sexta-feira após a confirmação da ausência de batimentos cardíacos.
O corpo de Simplício Netto será liberado à meia-noite noite. O velório ocorrerá a partir deste horário no Clube dos Pioneiros, à rua Borba Gato, 215, bairro Bom Retiro. O enterro será amanhã, 01/09, às 17h, no Cemitério da Paz, em Ipatinga.