Pedra Fundamental marca início da construção da Matriz de São José em Timóteo

Divulgação
Fundação São Francisco Xavier divulga valor da dívida do Estado ao Hospital Márcio Cunha
1 de agosto de 2018
Arquivo/Wilson Dias/Agência Brasil/Agência Brasil
Consumo de recursos naturais superou o que o mundo pode renovar no ano
1 de agosto de 2018

Pedra Fundamental marca início da construção da Matriz de São José em Timóteo

A construção principal é o templo com capacidade total para 1.200 pessoas.

A construção principal é o templo com capacidade total para 1.200 pessoas.

Uma celebração nesta quinta-feira, 02, com a presença do Bispo da Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, marca o lançamento da Pedra Fundamental da nova Igreja Matriz da Paróquia São José de Acesita, em Timóteo. A cerimônia, prevista para as 16h no local onde está instalado o canteiro de obras, será o marco inicial da construção do novo templo, que além de oferecer um espaço adequado aos fiéis para contemplação e oração, também será uma atração turística pela sua arquitetura moderna.

O terreno da antiga Casa Paroquial e mais uma área ao lado, adquirida pela Paróquiana Rua 20 de Novembro, no bairro Centro Norte (Centro Comercial) começaram a ser preparados para receber a obra.No terreno foi montado o canteiro de obras, com toda infraestrutura e equipamentos para os trabalhadores e iniciada a demarcação do terreno para a instalação da base da edificação.

Com o início das obras, a expectativa é que até outubro do próximo ano, durante as festividades de aniversário dos 60 anos de instalação da Paróquia de São José, os trabalhos estejam adiantados. “Quando começa uma obra o povo se envolve mais. O maior desafio da nossa paróquia é concentrar os esforços. Tem muita coisa a ser feita nas igrejas dos bairros e isso demanda gastos, mas vamos administrando”, destacou o Padre Pascifal José do Nascimento, responsável pela Paróquia de São José, feliz com o início dos trabalhos.

Estrutura da nova matriz

O projeto do complexo da Igreja Matriz de São José, que terá três pavimentos, é assinado pelos arquitetos urbanistas Vinícius Ávila e Tiago Caetano Campos, da Grau Arquitetura. Eles também são os responsáveis pela execução da obra, por meio do EscritórioCampos Ávila. Evair Vítor é o encarregado geral da obra e a interlocução entre obra e paróquia é feita por Lailde Duarte Fernandes da Silva, Tarcísio Barcelos e Ernesto Gomes.

A construção principal é o templo com capacidade total para 1.200 pessoas, sendo 800 no térreo e outras 400 pessoas em um balcão superior no mesmo ambiente, com toda a infraestrutura de conforto e segurança para os fiéis. No primeiro pavimento ficará ainda a secretaria paroquial para atendimento ao público. Nos outros pavimentos serão construídos escritórios para a administração e salas de catequese com capacidade para 50 pessoas e um auditório para 180 pessoas. Todos os ambientes terão tratamento acústico, climatização e itens de segurança.

O terreno onde a igreja será construída possibilita a entrada e saída em duas ruas. A entrada principal será na Rua 20 de Novembro, bem atrás da igrejinha de São José. A outra entrada e saída secundárias para os fiéis, será pela rua MiguelMaura. “Essa nova matriz vai marcar um novo momento para a cidade. Além de ser uma referência do ponto de vista espiritual e religioso,trazendo qualidade para as celebrações e para a comunidade como um todo, ela também será uma referência no centro da cidade e uma atração para o município, enquanto atração turística”, afirmou Vinicius Ávila.

Fonte: Julio Oliveira