As transformações de quem resolveu liderar a própria vida após adquirir novas ferramentas e conhecimentos

Divulgação
FSFX premia colaboradores por meio de programa de reconhecimento de práticas e ideias
9 de julho de 2018
Em sua 15ª edição, o Arraiá D'Ajuda repetiu o sucesso dos anos anteriores.
Diversão e solidariedade marcam a 15ª edição do Arraiá D’Ajuda
10 de julho de 2018

As transformações de quem resolveu liderar a própria vida após adquirir novas ferramentas e conhecimentos

Heyde, Sitarku e Luis falam das transformações que tiveram em diferentes setores da vida

Heyde, Sitarku e Luis falam das transformações que tiveram em diferentes setores da vida

Atualmente cresce o número de pessoas insatisfeitas com os seus resultados, mesmo dispensando um grande esforço na labuta diária.  Às vezes sobra boa vontade, dedicação, persistência e trabalho duro, mas ainda sim não conseguem avançar.

Há no país alguns treinamentos que entregam ferramentas que ajudam a interromper esses ciclos de estagnação, crescimento com desequilíbrio e retrocesso. O jornal O Informante escolheu um deles, o Autoliderança e Projeto de Vida do Condor Blanco para ouvir pessoas de rotinas e profissões diferentes que já fizeram e comprovar se realmente promove transformações e resultados satisfatórios.

Decisão

Decidir investir no autodesenvolvimento nem sempre é tarefa fácil, sobretudo pelos sabotadores internos e externos. Vale ressaltar que a necessidade de empreender em si mesmo indefere se é profissional liberal, funcionário público, comerciário ou empresário. A odontóloga Heyde Letícia fez o Autoliderança e Projeto de Vida a cerca de quatro anos, segundo ela, demorou tomar a decisão. “Quando conheci o Condor eu não tinha tempo, recursos e ainda tinha resistência de fazer, mas resolvi e fiz. Peguei as ferramentas do treinamento e comecei a avaliar o que realmente eu queria para minha vida. Naquele tempo eu não tinha meu consultório, estava começando minha especialização e trabalhava das 8hs da manha até as 21h30, atendia em outros consultórios. Com aquela rotina estava começando a adoecer, tive problemas nos dois punhos, desvio de coluna e vista cansada, era uma correria, aí fiz o Autoliderança e Projeto de Vida e abri os olhos sobre minha realidade”.

O empresário Luis Sandro do ramo de vidraçaria conheceu o Condor Blanco em 2013, ficou sabendo de sua existência na véspera do seminário, na época, se sentia realizado. “Eu já era dono da Divibox e estava em ascensão, mas tinha muitas dificuldades de dar o próximo passo, mas não sabia disso. Haviam oportunidades e eu me limitava, achava que aquilo ali era tudo, que tinha realizado todos os meus sonhos”.

O empresário Hegel Sitarku que mora em Belo Horizonte soube do treinamento do Autoliderança e Projeto de Vida há dez anos após uma palestra na capital mineira, na época já era um empresário bem sucedido. “Participei de uma palestra e decidi fazer. Deixei de viajar naquele fim de semana para um evento com tudo gratuito no Club Med, um resort em Trancoso (BA). Resolvi dedicar um final de semana a mim, foi uma decisão acertada. Sempre fui um buscador e a Escola de Liderança era tudo que precisava naquele momento e muitas portas se abriram”. Segundo Sitarku sua rotina era de muito trabalho com uma vida um pouco desequilibrada e sempre com um sentimento que lhe faltava algo.

Transformação

Ao conversar com os entrevistados, em função de cada um trazer uma bagagem, referências e necessidades díspares, o seminário causa impacto inicial diferente em cada pessoa. “Pra mim foi o autoconhecimento, hoje eu consigo olhar e ver onde consigo avançar para entregar o melhor tanto na minha profissão, quanto nos relacionamentos com as pessoas. Claro que também aprendi ferramentas de empreendedorismo, de como treinar equipes, mas se eu não me treinar, não me conhecer de verdade, saber minhas debilidades e meus pontos fortes seria muito difícil avançar”, disse Heyde Letícia.

Heyde Letícia transformou sua realidade em várias áreas da sua vida

Heyde Letícia transformou sua realidade em várias áreas da sua vida

O empresário Luis Sandro destaca a expansão da consciência e a identificação de seus potenciais como ferramentas mais impactantes. “O que me limitava era a forma como pensava, sonhava muito baixo. Foram muitas áreas que tive expansão. Na época foi proposto escolher uma viagem desafiante, e pra mim o lugar mais longe que poderia chegar era conhecer Brasília. Quatro anos depois já fui quatro vezes lá, e conheci vários outros estados como Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, e fiz viagens internacionais como EUA e Israel. Já tenho data marcada para ir ao Chile e Argentina, algo inimaginável há cinco anos”.

Para Sitarku a ferramenta que mais lhe impactou foi a organização de um projeto de vida. “A primeira coisa que me impactou além da roda dos sonhos foi conseguir aplicar na minha vida pessoal o que fazia na empresa, comecei a me organizar. A partir daquele momento que coloquei foco na minha vida os resultados começaram a acontecer de forma consciente e constante. Não só em relação à prosperidade, felicidade, cultura e liberdade, mas dentro de mim sentia que estava começando a me realizar. Também é fundamental encontrar pessoas com propósitos parecidos que te apóiem no avanço pessoal, e no Condor encontrei isso,” enfatiza Sitarku.

Prosperidade

Muitas pessoas por falta de conhecimento acham que seu maior problema é a falta de dinheiro o que lhe proporciona dificuldades de toda ordem. Muitas vezes a dificuldade financeira não é a causa, mas a consequência de ainda não conseguir identificar e se desvencilhar do que lhe impede de avançar, assim como identificar seus verdadeiros potencias e objetivos, como aonde quer chegar, o que conquistar e como fazê-lo. O que se observa é que enquanto não obtém ferramentas que promova transformações internas e por consequência externas, a tendência é permanecer no mesmo lugar.

Luis Sandro tem uma vidraçaria no bairro Canaã em Ipatinga. Em meio a crise nacional e duas intensas crises regionais, uma na industrial e outra na construção civil, o empresário avançou significativamente. “Antes de fazer esse treinamento e mudar minha forma de pensar e agir tinha oito funcionários, hoje tenho 23, tinha uma frota de três veículos, hoje tenho 13, estava em um pequeno imóvel alugado e hoje estou com sede própria e muito bem localizado. Quando fortalece e transforma dentro, o externo também avança”, salienta.

A realidade de Heyde Letícia também mudou em três anos. Após abrir seu campo de visão, primeiro abriu o seu próprio consultório em casa, no quarto que era do seu irmão, e recentemente abriu uma clínica odontológica muito bem estrutura no bairro Canaã em Ipatinga. “Após fazer o Autoliderança e Projeto de Vida resolvi abrir meu consultório, era um cômodo com uma recepção junto com a cadeira odontológica, mas bem aconchegante, agora tenho meu irmão como sócio e acabamos de inaugurar a Clínica Odontológica Heyde Letícia. A recepção hoje é ampla e confortável com espaço para 20 clientes sentados, quatro cadeiras odontológicas montadas em salas separadas, com estrutura para quinta, mais salas de esterilização, expurgo, raios-X, escritório para administração, área de serviço com cozinha, banheiros inclusive adaptados, enfim, uma estrutura bem grande”, destaca Heyde.

Para Hegel Sitarku do Grupo Selpe, uma das maiores empresas de RH do país, o treinamento lhe mostrou a necessidade de equilibrar os vários setores da vida - Foto: Pedro Vilela / Agencia i7-

Para Hegel Sitarku do Grupo Selpe, uma das maiores empresas de RH do país, o treinamento lhe mostrou a necessidade de equilibrar os vários setores da vida – Foto: Pedro Vilela / Agencia i7-

Sitarku tem hoje uma das maiores empresas de RH do Brasil, com escritório em várias cidades de Minas, alguns estados do Brasil e parcerias construídas no exterior. Ainda é palestrante, coach e instrutor. “Como empresário de uma empresa de RH, trabalhamos com emprego e passamos por uma crise grande de emprego o que afetou, mas ao mesmo tempo, o Grupo Selpe saiu na frente. Vimos à crise como oportunidade de redesenhar e avançamos ainda mais,” salienta.

Tempo

Chamou a atenção entre os três entrevistados como melhoraram sua relação com o tempo e conseguiram espaços para lazer, família, amigos e para eles mesmos à medida que prosperavam, diferente de boa parte dos empresários que ao aumentarem a demanda cresce também o estresse, as preocupações e a falta de tempo.

Sitarku por exemplo, mesmo com uma agenda cheia não abre mão de suas disciplinas diárias. “Acordo cedo, medito, leio mesmo que seja por cinco ou 10 minutos por dia para aprender algo novo e insiro esporte no meu dia, são alguns fatores que me apóiam para manter esse equilíbrio”. Ele também destacou a necessidade de se desconectar. “Tenho vários papeis, pai, marido, filho e empresário, e quando não estou dando seminário nos finais de semana, me permito desligar, quase não vejo celular ou respondo email no final de semana, priorizo a família”.

Sitarku fala de a necessidade de desacelerar e reencontrar o ponto de equilíbrio. “No meio desse caos que existe na sociedade é necessário tempo de desconexão, o ser humano chegou a sua capacidade máxima de trabalho, se não encontrarmos um momento de desligar a tomada, e um espaço para meditar, respirar, ter um propósito e foco, não vai conseguir ficar em pé, por isso autoliderança é fundamental”, diz Sitarku.

Segundo Luis há cinco anos trabalhava muito mais e hoje vê o tempo como aliado e não um complicador. “Eu não trabalho mais para resolver problemas, mas pelo prazer de buscar novos desafios. Atualmente tenho mais tempo para fazer as coisas que gosto, inclusive aqui no trabalho, e isso foi fundamental para mudar a empresa de patamar”, diz Luis.

De acordo com Heyde Letícia quanto mais evoluiu mais tempo passou a ter para ela, pois entendeu ser preciso avançar com equilíbrio. “Tenho mais qualidade de vida, hoje temos uma equipe grande de auxiliares, uma agenda estrutura e organizada com tempo maior para meus pacientes e pra mim. Faço exercício físico pela manhã, acompanhamento nutricional, tenho mais tempo para estar com minha família, ir à igreja porque tudo se completa, e esse equilíbrio fui conquistado gradativamente”, disse a odontóloga que também não abre mão das massagens e algumas práticas que a faz sentir melhor consigo mesma e eleva sua autoestima.

Heyde também começou a viajar mais, somente ano passado passou 40 dias no Chile, fez uma expedição a Machu Picchu no Peru e também foi para os EUA. Esse ano já tem viagem marcada para Jamaica por entender ser necessário equilibrar trabalho e descanso.

Autoestima

A empresa de Luis se transformou em uma das maiores em seu segmento  na região leste do Estado

A empresa de Luis se transformou em uma das maiores em seu segmento na região leste do Estado

Elevação do poder pessoal e autoestima foram itens apontados pelos entrevistados.  “Antes de fazer o treinamento tinha muitos medos que me paralisaram e crenças que carregava, eu fazia as coisas sem pensar, trabalhava muito no automático, depois melhorei minha autoestima, meu amor próprio e isso gera um magnetismo incrível,” disse Heyde Letícia. Esse foi um tema também abordado por Luis. “A evolução do amor próprio é constante o que aumenta minha confiança e melhora meus resultados”, enfatiza Luis.

Autoliderança

Sitarku destacou ser fundamental a autoliderança, sobretudo nos tempos atuais. “Espero realmente que todos tenham dentro essa semente da liderança, agora fazer essa semente brotar depende do investimento, vontade, força e foco de cada um. Que todos possam beber nessa fonte da autoliderança que liberta e nos deixa mais próximos dos nossos projetos, sonhos e quem sabe, da nossa missão”, finalizou Sitarku.

Serviço:

Autoliderança e Projeto de Vida

20/07 (noite), 21/07 e 22/07 (dia) – Realização: Condor Blanco/Vale do Aço – Local: Hotel Flamboyant Centro – Timóteo – Mais informações: (zap) 31 98644 4816 – Email: Ipatinga@liderazgocb.com