Eleições suplementares de Timóteo na reta final

A guerra de fake news nas eleições extemporâneas de Timóteo
22 de junho de 2018
Neymar marca o segundo gol do Brasil diante da Costa Rica (Lee Smith/Reuters/Direitos reservados)
Seleção Brasileira sofre, mas vence a Costa Rica por 2 x 0
23 de junho de 2018

Eleições suplementares de Timóteo na reta final

Semana decisiva em uma disputa voto a voto

Semana decisiva em uma disputa voto a voto

Cerca de 61 mil eleitores devem voltar às urnas no próximo dia 24 de junho para escolher o novo prefeito e vice do município de Timóteo.

Após a marcação das eleições suplementares, quatro chapas foram registradas. Dr. Renato Araújo (PMDB) e Professor Diogo (PP) da coligação “Juntos por Amor a Timóteo” (MDB, PPL, PTB, PSL, PDT e PP; Adriano Alvarenga (PMB) e a vice Adriane Ferreira (DEM). Na Coligação “Timóteo para Todos”, com os partidos (PMB, PPS, PTdoB, PROS, DEM, PRB, PTC, PR e PSD); Coligação “Renovar para Inovar”, dos candidatos Carlos Vasconcelos (PC do B) e Vaguinho Perdigão (PMN) que compõe com os partidos (PCdoB, PMN, PEN) e Douglas Willkys (PSB) e o Professor Vespa (REDE) que formam a coligação “Mudança de Verdade”, composta pelos partidos (PSB, REDE, PTN, PHS, PSC, PRP e PV).

Eleições
As eleições suplementares acontecerão no dia 24 de junho das 8h às 17h, com as mesmas Mesas Receptoras de votos constituídas para as eleições que aconteceram em outubro de 2016. A diplomação dos candidatos eleitos deve ocorrer até o dia 13 de julho de 2018. O jornal O Informante entrevistou todos os quatro candidatos e fez duas perguntas a eles, confiram as respostas:

Essa é uma das campanhas mais agressivas da história do município, a partir desse contexto, como avalia esse pleito eleitoral?

Dr. Renato: A nossa é uma campanha propositiva, tenho andado pela cidade colocando as propostas para população, estamos sendo muito bem recebido pela população, mas também estamos recebendo ataques através de fake news de maneira covarde. Nossa campanha é limpa, honesta e isso faz parte da minha vida, eu não sou político profissional, estou me colocando como candidato a prefeito da cidade porque tenho experiência e estou preparado para governar Timóteo.

Adriano Alvarenga: A disputa está sendo mais um momento democrático no nosso município, e entendemos que temos que retornar a estabilidade política, mas os candidatos deveriam sair do campo pessoal, de tentar denegrir a imagem das pessoas, da família, de atacar a honra do candidato e partir para propostas, para que o nosso município possa avançar e a população tenha mais motivação para sair de casa e ir às urnas depositar seu voto.

Carlos Vasconcelos: Primeiramente nossa candidatura tem uma linha de trabalho mais de conversa com o eleitor e colocamos planos de ações estruturantes. Infelizmente temos alguns atos que podemos entender que é a velha política, e nós queremos estabelecer uma nova política, é por isso que nossa campanha esta caminhando nesse sentido. Infelizmente a esses ataques que somos intolerantes a eles, não cabe a nós ficar discutindo. Nossa campanha é transparente e propositiva.

Douglas Willkys: Eu entendo que precisamos de uma nova forma de fazer política em Timóteo e no Brasil, a população não suporta mais uma campanha de baixo nível, uma eleição de agressão entre os candidatos, por isso nossa campanha tem sido feita de forma propositiva, apresentando as propostas que queremos implementar, mostrando que vamos ter um diálogo aberto com a comunidade de forma geral, nossa campanha tem buscado inovar em vários aspectos, e feito discussões através da lives que é um mecanismo recente.

Chegou à reta final da campanha, o que acha que será determinante para vitória no próximo dia 24?

Dr. Renato: O eleitor agora vai poder fazer a comparação dos candidatos e definir o seu voto. Quero deixar os eleitores bem tranquilos, colocando que sou um candidato ficha limpa, posso ser candidato, tenho experiência de vida, tenho experiência profissional, conheço a máquina pública porque já fui vice prefeito dessa cidade, sem poder de decisão, mas conheci e aprendi muito, estou preparado para ser o prefeito dessa cidade.

Adriano Alvarenga: Acho que os indecisos serão determinantes para vitória, e terão discernimento sobre a necessidade de manter um governo que está dando certo, nosso município não aceita mais troca de prefeitos e está no momento de a cidade dar o voto de garantia e de confiança para que consigamos colocar esse município no rumo do desenvolvimento novamente.

Carlos Vasconcelos: A vontade de o eleitor tomar um posicionamento, temos visto nesse momento uma grande descrença, porque não dizer falta de confiança, e acho que esse momento é importante para consolidar o que é possível, e cabe ao povo decidir e definir. Queremos fazer um governo popular, junto com o povo, o que será determinante é ele acreditar que é chegada à hora de o eleitor mudar Timóteo.

Douglas Willkys: Eu acredito que as pessoas por mais indignadas que estejam, por mais desmotivadas que estejam a participar do processo político, elas querem viver numa cidade melhor, então será fundamental utilizar esse sentimento de indignação para transformar essa situação. A mudança que temos tanto oferecido para as pessoas tem justamente haver com o rompimento com as práticas da velha política.