Inverno terá temperaturas acima da média em Minas Gerais

Alto Paraíso de Goiás (GO) - Área de cerrado desmatada para plantio no município de Alto Paraíso (Marcelo Camargo/Agência Brasil)/Marcelo Camargo/Agência Brasil
Desmatamento no Cerrado diminui, mas perda atinge 51% da região
21 de junho de 2018
FSFX cria primeira plataforma digital do país para maternidade do Hospital Márcio Cunha
21 de junho de 2018

Inverno terá temperaturas acima da média em Minas Gerais

Divulgação/Cemig

Divulgação/Cemig

Nesta quinta-feira (21/6), às 7h07, teve início o inverno, que além das baixas temperaturas tem como característica o clima seco. Neste ano, a estação terá pouca influência dos fenômenos El Niño e La Niña, e deve apresentar temperaturas acima da média em quase todo o estado. Apenas no Nordeste de Minas as temperaturas devem ficar ligeiramente abaixo da média. Entretanto, isso não impede uma pequena alteração das temperaturas acima ou abaixo do esperado.

Durante a estação, a umidade relativa do ar vai gradativamente se tornando mais baixa, podendo atingir valores abaixo de 20% em muitos dias, principalmente no Triângulo, Oeste, Centro e parte do Norte de Minas Gerais. Nas regiões serranas, haverá mudanças relativamente rápidas nas condições do tempo, que podem aumentar a ocorrência de nevoeiros e geadas nas primeiras horas do dia.

De acordo com o meteorologista da Cemig, Arthur Chaves de Paiva Neto, outro fenômeno possível é a formação de inversão térmica. “Isso ocorre quando a temperatura da atmosfera na superfície é menor do que nos níveis acima, fazendo com que os poluentes não se dissipem rapidamente, consequentemente, piorando a qualidade do ar nas cidades”, explica. Esse fenômeno acontece com maior frequência no mês de julho.

Assim, o deslocamento de massas de ar frio, provenientes do Polo Sul, provocam quedas de temperatura significativas, enquanto o índice de chuvas diminui.

Chuvas

A estação, que comumente apresenta poucas chuvas, pode ter em julho a quantidade mínima para o mês. A expectativa é que nos meses de agosto e setembro os índices de chuva fiquem acima da média prevista. Em setembro, podem ocorrer pancadas de chuva com possibilidade de granizo.

Mínimas e Máximas

Veja a previsão de temperaturas mínimas, máximas e médias para todas as regiões de Minas Gerais nos meses de julho, agosto e setembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *