O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, pediu hoje (4)a suspensão da Venezuela da Organização dos Estados Americanos (OEA). “Essa suspensão não seria um objetivo em si mesmo. Mas iria mostrar que a OEA sustenta suas palavras com ação e iria mandar um sinal poderoso ao regime de [Nicolás] Maduro: só eleições reais vão permitir que seu governo seja incluído na família das nações”, disse Pompeo, ao participar da assembleia geral anual da organização, realizada neste ano em Washington.
Pompeo lembrou que o vice-presidente norte-americano Mike Pence, já havia pedido a suspensão da Venezuela da OEA no mês passado com base no descumprimento da Carta Democrática Interamericana. Além da suspensão, o secretário de Estado pediu que os países membros da OEA apliquem pressão adicional ao regime do presidente Nicolás Maduro, incluindo sanções e mais isolamento diplomático.
O representante da Venezuela junto à OEA, Jorge Arreaza, acusou os Estados Unidos de usarem a crise econômica para justificar uma intervenção externa no país. “Nenhum império vai colocar os pés na Venezuela, disse Arreaza.”
Agência Brasil