Quintão renuncia e Ipatinga tem novo prefeito

Detran-MG define prazo de licenciamento anual de veículos
7 de abril de 2018
Moradores de Fabriciano cobram melhorias nos serviços da Copasa
7 de abril de 2018

Quintão renuncia e Ipatinga tem novo prefeito

Certo de que poderá dar maior contribuição não apenas para a cidade, mas também ao Estado e o País, inscrevendo-se para defender princípios de eficiência administrativa e moralização da vida pública num ambiente de visibilidade amplificada, na esfera federal, o prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão, anunciou nesta sexta-feira (6), em coletiva à imprensa, sua desincompatibilização do cargo. Ele aproveitou o último prazo da janela para concorrer aos postos em disputa nas eleições de outubro, transferindo ao vice Jésus Nascimento a responsabilidade de comandar o Executivo local, mas adiantou que continuará trabalhando em todas as instâncias por conquistas para o município. A intenção é postular a presidência da República ou o Senado, prioritariamente dentro do próprio MDB ou mesmo em outra sigla partidária. Ele disse também estar convicto de que seu sucessor “tem plenas condições e as melhores habilitações para conduzir bem a gestão administrativa e atingir as maiores metas do mandato”. A decisão foi oficializada em comunicado encaminhado ao legislativo e à justiça eleitoral.

Quintão deixa o posto para o qual se elegeu com ampla maioria nas eleições de 2016, dizendo-se seguro de que a despeito do grande endividamento herdado do governo anterior a nova administração municipal já produziu conquistas importantes, em pouco mais de um ano de mandato. Ele acrescentou ainda que não tem nenhuma dúvida de que o vice-prefeito Jésus Nascimento, “por sua reconhecida visão empreendedora, inegável competência e sensibilidade, um histórico de compromisso com a cidade que remonta a várias décadas, dignificará ainda mais o trabalho que iniciamos juntos em favor da população”.

Antes de ser prefeito de Ipatinga pela primeira vez, em 2005, Sebastião Quintão foi candidato a Senador em 2002, pelo PSB, e na ocasião obteve mais de 622 mil votos. Foi o quinto mais votado. Naquele ano houve 14 candidatos em todo o Estado.

“VOCAÇÃO PARA SER GRANDE”

Além de companheiros políticos, amigos pessoais de longa data, tendo estreitado suas relações também em antigas jornadas como professores de escolas municipais, Quintão e Jésus foram escolhidos por 54% dos eleitores de Ipatinga para administrar a cidade. Os outros cinco candidatos juntos, do PT, PCB, PT do B, PSB e PSOL, somaram apenas 45.99% dos votos válidos, nas eleições de 2016.

Com a decisão do prefeito de se candidatar na disputa que elegerá presidente, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais a partir de 7 de outubro, o vice-prefeito assume seu cargo com a proposta de, “saneadas as principais dificuldades econômicas e reestruturada a máquina pública, cumprir uma série de projetos que trarão mais tranquilidade, conforto e bem-estar para toda a sociedade”. Ao receber o posto, Jésus enfatizou que “Ipatinga nasceu para ser grande e é com esse espírito que daremos sequência ao trabalho iniciado por Quintão, procurando extrair o máximo, em favor dos ipatinguenses, de uma equipe que escolhemos com muito zelo”. Para substituí-lo na Secretaria de Educação, de que era titular, ele confirmou o nome de sua Adjunta, a professora Eva Sônia Rodrigues Silva.

A EFICIÊNCIA DA GESTÃO

Entre inúmeras ações que segundo ele recolocam Ipatinga no caminho do desenvolvimento, Sebastião Quintão citou a regularização dos pagamentos e renovação dos termos de compromisso com as entidades sociais, o salário dos funcionários rigorosamente em dia e o lançamento do plano para quitação de até cinco férias não honradas pelo governo anterior, que já recebeu 99% de adesão da categoria. “As medidas foram possíveis com uma política austera de contenção de gastos, que envolveu a suspensão de telefones corporativos, revisão de contratos, economias em energia, água, combustíveis, diárias e horas-extras, entre outras”, enumerou.

O prefeito também destacou a retomada de investimentos em habitação, com o início de execução de um ambicioso plano que prevê a construção de milhares de moradias na cidade; a modernização da estrutura de saúde inclusive com a volta do programa Remédio em Casa e marcação de consultas online, além da ampliação do horário de atendimento com o ‘Corujão’ (descongestionando a UPA – cujo tempo máximo de espera caiu de 18h para 1 hora e 30 minutos -, o Hospital e os postos médicos), construção de três novas UBS’s, mutirões de cirurgias, etc.

Na educação, entre várias outras medidas, ressaltou que o governo já tem pronto o campus onde funcionarão cursos superiores gratuitos, sendo que três turmas de Engenharia Elétrica já estão em atividade. A confiança na escola municipal foi retomada com um número de matrículas que saltou de 18 para 25 mil alunos, e o estímulo ao aprendizado foi incrementado com competições, premiações e uma vasta programação de valorização do esporte, do lazer e da cultura. Outra ação importante foi a entrega de cinco novas Escolas Municipais de Educação Infantil, abrindo vagas para mais 1.200 crianças de 0 a cinco anos.

Quintão também salientou a criação de mecanismos que possibilitaram a retomada do ‘boom’ da construção civil na cidade, gerando renda e emprego para milhares de famílias; a recuperação do estádio Ipatingão através de parcerias e a reativação do Banco de Alimentos, um dos pilares para a reabertura do Restaurante Popular inaugurado por ele no primeiro mandato.

Em apenas um ano, enfatizou o prefeito, quase toda a cidade já teve a sua iluminação pública convencional substituída por luminárias de LED, tornando os espaços públicos mais seguros e gerando uma economia de consumo da ordem de 30%.

CONTINUIDADE E AVANÇOS

O vice-prefeito Jésus Nascimento ressaltou que seu governo será “de continuidade e, também, muita responsabilidade, para não comprometer esforços estruturais que já resultam em avanços significativos”. Ele acrescentou: “Vamos levar adiante metas importantes que concebemos ainda na campanha, ampliar as políticas públicas voltadas, sobretudo, para as camadas mais vulneráveis da nossa sociedade”, afirmou ele, que ainda nesta semana, como secretário municipal de Educação, lançou dois projetos de alta relevância no meio escolar, com repercussões em toda a sociedade, o “Construindo Valores – Álbum de Figurinhas” e “Formando Novo Cidadão”, voltados para a absorção e disseminação de conceitos éticos e melhores padrões de relacionamento entre as pessoas.

Natural de Visconde do Rio Branco-MG, Jésus Nascimento veio para Ipatinga em 1963, um ano antes da emancipação da cidade. Por sete anos, trabalhou na Usiminas. Durante o mandato do falecido prefeito Jamill Selim de Sales, já havia sido secretário de Educação, época em que implantou no município o ensino avançado de Educação Física. Contador, advogado e professor, ele fundou e se tornou sócio-diretor de outras duas importantes escolas de nível superior no município, as faculdades de Direito (FADIPA) e de Medicina de Ipatinga (UNIVAÇO), que atraem alunos não só da região e do Estado, mas de todo o País.

Fonte: PMI