Complementação dos servidores aposentados de Timóteo será julgada em abril

Agência Minas
Audiência define diretrizes sobre reassentamento das famílias atingidas por rompimento de barragem
27 de março de 2018
Ricardo Stuckert
Polícia do Paraná investiga ataque à caravana do ex-presidente Lula
28 de março de 2018

Complementação dos servidores aposentados de Timóteo será julgada em abril

Divulgação/CMT

Divulgação/CMT

O processo da complementação dos salários dos cerca de 420 servidores aposentados da Câmara e Prefeitura de Timóteo será julgado no próximo dia 11 de abril. Alguns aposentados se reuniram com presidente da Câmara, Adriano Alvarenga, para dar a notícia esperada há mais de um ano e meio.

A causa tramita no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Legislativo, Executivo e o Sinsep (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Timóteo) entraram com ações de embargos de declaração em favor dos servidores para retornar o beneficio.

O julgamento se dará para modular (garantir o pagamento para quem já recebia o benefício) a declaração de inconstitucionalidade da Lei 2021/99, que dava o direito ao recebimento da complementação da aposentadoria dos servidores da Câmara e da Prefeitura.

Adriano Alvarenga, presidente da Câmara, disse já esperar por este julgamento. “Estaremos presentes e acreditamos na vitória, uma vez que o procurador-geral já se manifestou favorável à modulação dos embargos. Nós, como autores desses embargos, estamos convictos que o pleito dos aposentados é legítimo e iremos exigir após a votação o imediato restabelecimento dos pagamentos dessas mais de 400 famílias, que sofreram um prejuízo muito grande, inclusive em sua dignidade humana”, afirma.

Maria da Conceição Godói Cruz, aposentada, conta que a complementação fez falta para todos. “Desde outubro de 2016 temos assistido várias pessoas sendo executadas em dívidas de empréstimos bancários, perdendo suas casas, impossibilitados de custear a escola dos filhos e com com dificuldades de manutenção, tendo em vista que esse salário fazia parte do patrimônio do funcionário público. Portanto o apoio do Adriano foi primordial para nós, porque com o apoio institucional da Câmara e da Prefeitura nós conseguimos uma ação positiva na ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade)”, observa.

Segundo Evandro Soares do Carmo, aposentado, estão pagando por um erro que não é deles. “O município já deveria ter criado um fundo de previdência complementar ou a previdência própria. Nós estamos tentando corrigir esse erro na Justiça pedindo a modulação”, analisa.