Baião, uma trilha para o Dia da República

A empresa foi representada pelo Gerente de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, Ronaldo N. Ribeiro
CENIBRA é destaque nacional em tecnologia da informação
13 de novembro de 2017
Laboratorio (1) (1)
Laboratório Municipal de Timóteo eleva em 70% a realização de exames em 2017
14 de novembro de 2017

Baião, uma trilha para o Dia da República

gonzagada_imagem

Nesse dia (15), no Dia da República, o Contém Cultura vai celebrar a música brasileira com a exibição de Gonzaga: De Pai pra Filho. Consagrado como melhor longa-metragem pelo Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em 2013, o filme conta a história de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Desde a sua origem no sertão do nordeste, passando pelo seu estrelato, à complicada relação com seu filho Gonzaguinha.

A escolha da obra para o feriado nacional é oportuna, segundo observa o curador da sala de cinema de Periquito, o cineasta Sávio Tarso. “Gonzaga: De Pai pra Filho retrata a trajetória de vida de uma lenda da música brasileira, fundamental na construção da identidade brasileira pelas bandas do Nordeste”.

Sávio enfatiza que Gonzagão representa muito bem o nordestino, entre todos os filhos da nação. “Sua obra privilegia esse povo que, com certeza, é o mais explorado com a indústria da seca, mais vitimizado pela tragédia da seca e oque mais clama por essa república que ainda tarda a acontecer no Brasil”.

O ator ipatinguense Land Viera faz Gonzaga na juventude

O ator ipatinguense Land Viera faz Gonzaga na juventude

Entre as composições de Luiz Gonzaga, Sávio destaca a Asa Branca, com status de hino a quem sabe o que é sofrer, e Vida de Viajante, encabeçada pelo verso que diz “Minha vida é andar por este país”, uma das músicas mais conhecidas do Rei do Baião.

“Todas as criações do Gonzagão são muito representativas, verdadeiros discursos musicalizados sobre a pobreza, as tristezas, as dores sentidas pelo povo da sua árida terra, o sertão do Nordeste, e ainda as alegrias do mesmo povo sofrido”, comenta o cineasta, destacando em seguida que no próximo dia 13, se comemora o dia do nascimento de Luiz Gonzaga, que continua fazendo parte da vida dos brasileiros. “Então, para a data, já fica o verso: ‘e a saudade no coração’”, canta Sávio.

 

Filmes

Dando sequência à programação de novembro do Contém Cultura, serão exibidos os filmes A mulher invisível, no dia 18 (sábado), às 15h30. O filme conta a história de um homem cheio de problemas que, após ser traído por sua esposa, se apaixona por uma mulher que só existe em sua imaginação. No dia 25 (sábado), ás 15h30, será exibido Divã, filme sobre Mercedes, uma mulher casada e mãe de dois filhos que decide procurar um psicanalista, e isso provoca uma série de mudanças em sua vida. Aos 40 anos de idade, ela agora passa a questionar seu casamento, sua realização profissional e seu poder de sedução.

 

Contém Cultura

Inaugurado em agosto deste ano, o Contém Cultural é um projeto de exibição de filmes nacionais promovida em dois containers adaptados para funcionar como sala multicultural no centro da cidade de Periquito. No espaço, além da programação cinematográfica, já foram desenvolvidas atividades como oficina de reciclagem e sarau de poesia.

O Contém Cultura, patrocinado pela Cenibra, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, é uma realização de Lu Profiro.

 

Serviço

Gonzaga: De Pai pra Filho. Dia 15, na sala de cinema do Contém Cultura, em Periquito, às 16h. Entrada franca.