Flora Manga apresenta Aventura no Viveiro no Projeto Xerimbabo Usiminas

camara
Parlamentares apresentam mais de 8 mil emendas ao orçamento de 2018
23 de outubro de 2017
O Prefeito de Timóteo, Dr. Geraldo Hilário Torres e secretário, Jacob Ricardo estiveram em obras no bairro Alegre
Geraldo Hilário visita obras de pavimentação no Bairro Alegre
23 de outubro de 2017

Flora Manga apresenta Aventura no Viveiro no Projeto Xerimbabo Usiminas

JPGFlora Viveiro

Astoryteller e contadora de histórias, Raquel Vieira, incorpora sua personagem Flora Manga e volta amanhã ao Viveiro de Mudas da Usiminas, onde acompanhará um grupo de estudantes da Escola Estadual Albertino Ferreira Drummond, de Santana do Paraíso, e a Escola Estadual Rui Barbosa, de Tarumirim, em mais um passeio ecológico. A ação, idealizada pelo Instituto Cultural Usiminas e batizada como Aventura no Viveiro, integra o Projeto Xerimbabo Usiminas 2017.

Antes do passeio, Flora Manga apresentará aos alunos o Reino de Aço, uma história que leva a assinatura de Raquel Vieira e André Vieira.

O conto é protagonizado por um rei que, tocado pelas histórias de sua avó sobre uma floresta que existia no reino, decide convocar conselheiros para acordar a floresta. Com a ajuda do Sementeiro e da Rainha Abelha, sementes são disseminadas pelo local onde havia a floresta que renasce cobrindo ogrande reino com um manto verde.

Após a sessão de contação de história, os estudantes farão uma trilha pelo bosque, acompanhados por Flora Manga, que apresentará ao grupo o berçário de mudas, dentre outras atrações da floresta, como as nascentes e riquezas da flora da região.  “Durante o passeio, os alunos poderão contemplar a cobertura verde da área, resultado de anos dedicados ao plantio de árvores. Eles também poderão plantar mudas de árvores, um presente legal pra levar pra casa”, comenta Raquel Vieira.

Segundo observa a contadora de histórias, “é fascinante o fato de a Usiminas ter forjado uma floresta de Mata Atlântica a partir da produção de mudas. E essa floresta mantém o trabalho de reflorestamento em outras áreas que compõem o cinturão verde de Ipatinga”, destaca.

Meio ambiente, preservação e sustentabilidade, além da relação da Usiminas com a cidade são o foco do projeto Aventura no Viveiro, que recebe alunos nos turnos da manhã e da tarde, com duração estimada de três horas cada visita. O projeto, iniciado em fevereiro, se estenderá até novembro, dando a mais estudantes a oportunidade de visitar o Viveiro de mudas da Usiminas.

Ação Educativa

A iniciativa é promovida pela área de Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas, criada 2003, com o objetivo de aprofundar as relações entre a educação formal e não-formal e criar um relacionamento de troca permanente entre o Instituto Cultural Usiminas, as escolas e a comunidade da região. O Instituto desenvolve programas de arte-educação permanentes que estimulam a participação das famílias e das instituições de ensino do Colar Metropolitano nas atividades realizadas no Centro Cultural Usiminas e Teatro Zélia Olguin, estreitando a relação entre a cultura e a educação, por meio de atividades direcionadas a educadores, alunos e comunidade.

O objetivo a Aventura no Viveiro é apresentar à comunidade o Viveiro de Mudas da Usiminas de maneira lúdica, voltada para a educação ambiental. Nas seis edições já realizadas, 418 pessoas de dez escolas de sete cidades do Vale do Aço e entorno participaram da visita.

A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, afirma que o projeto tem surtido grande repercussão na comunidade escolar. “Todos os meses recebemos uma grande procura de escolas por visitas ao Viveiro de Mudas. A iniciativa está sendo bem recebida pela comunidade e esperamos poder ampliá-la cada vez mais, para apresentar esse tesouro natural a mais pessoas da região”, pontua a diretora.

SERVIÇO

As visita ao Viveiro são gratuitas para escolas e podem ser feitas mediante agendamento prévio na Ação Educativa, pelo telefone (31) 3824 3731.