Está chegando a Expo Inox Timóteo uma das maiores exposições de negócios de Minas Gerais. Representantes da indústria, comércio, serviços e projetos de novos horizontes estarão distribuídos em três pavilhões: Comércio e Serviços, Indústria e Espaço Mulher, nos 21 a 24 de setembro. Realizada no Clube Alfa, a feira reunirá mais de 70 expositores, incluindo a Aperam, maior produtora de aço inoxidável da America Latina, Cenibra, Prefeitura de Timóteo, Fundação São Francisco Xavier, Cartão de Todos e Aciati, transformando a cidade num grande palco de turismo de negócios.
A Expo Inox Timóteo é o cenário ideal para a apresentação dos projetos inovadores da Prefeitura de Timóteo de fomento ao desenvolvimento econômico e social: Capital do Inox – “Das nossas mãos para o mundo” e Praça do Inox. Com objetivo de melhorar a arrecadação e a geração de emprego e renda, a administração do prefeito de Timóteo, Dr. Geraldo Hilário, pretende lançar projetos de incentivos para empresas e a própria comunidade, que desejem trabalhar com o aço inox ou ampliar sua utilização na arquitetura.
Por sua vez, a Praça do Inox é um projeto arquitetônico arrojado com foco no uso do inox, carro-chefe da economia do Vale do Aço, que promoverá a integração de áreas centrais em Timóteo. Esse audacioso projeto visa agregar valor ao título de “Capital do Inox” promovendo a integração de prédios históricos, como o Ginásio Coberto, antigo Colégio Dom Bosco, Igreja Católica São José e escritório central da Aperam, a partir de um conceito moderno que aplicará elementos do inox. “A Praça do Inox será referência urbana na região de arquitetura urbana”, afirma Hilário.
Capital do Inox: incentivo
Como sabido, Timóteo é conhecido como a Capital do Inox. Todavia, nada se fez durante seus 53 anos que demonstrasse ao mundo, além de ser hospedeira da maior produtora de aço inox da América Latina, que o Inox é a cara de Timóteo, como todo munícipe se orgulha em dizer quando perguntado “de onde você é?”. “É por isso que, a Prefeitura Municipal de Timóteo, na administração do Dr. Geraldo Hilário Torres pretende instituir incentivos para mostrar ao mundo porque Timóteo é a capital mundial do inox”, relata o prefeito.
Para isso, a administração municipal pretende oferecer entre outros incentivos: aos contribuintes do Imposto Predial Territorial Urbano – IPTU, isenção tributária parcial equivalente ao percentual de uso de aço inoxidável na fachada dos imóveis residenciais e comerciais; e aos prestadores de serviços, empresas e demais contribuintes do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza – ISSQN, isenção parcial no imposto quando o produto-objeto da prestação de serviço do contribuinte ser de aço inoxidável.
A partir desses incentivos, observando a legislação e a Constituição, e através de uma gestão comprometida com o empreendedorismo e a geração de emprego e renda, o Prefeito Geraldo Hilário pretende trazer de volta o orgulho do timotense em responder: “Sou de Timóteo, a Capital do Inox.”