Durante os meses de agosto e setembro a Fundação Aperam Acesita mantém sua programação diversificada para a população. Em sua 4ª edição, a exposição Olhares Diversos reúne na Fundação 71 obras de 34 artistas, que tem como principal objetivo incentivar os talentos do Vale do Aço, e apresentar às obras produzidas a comunidade.
Os trabalhos são criados a partir de diversas técnicas, desde óleo sobre tela até o nanquim sobre papel couchê usado pelo artista plástico Gerziel Araújo, que desenvolve a técnica desde de 1970. Monumentos como o Cristo Redentor até sapos exóticos são retratados pelo artista, que dá personalidade a esses elementos que, segundo ele, são expressão de sua essência.
“A minha arte vem do que há de mais profundo em mim, dos meus sentimentos, dos pensamentos que a imaginação transforma em arte”, conta. O artista lembra que começou sua carreira artística desenhando monstros, seres que povoavam seus sonhos. Hoje, meus temas são bem diversificados, mas sem perder minhas características”, ressalta Gerziel, que,a partir do fim deste mês até outubro, terá obras expostas na cidade de Guildford, na Inglaterra, onde também ministrará workshops.
A exposição ficará aberta ao público até o dia 30 de setembro, na Fundação Aperam Acesita, de segunda a sexta, de 8h30 às12h e de 13h30 às 17h. Entrada franca.
Livro Kairós – Anotações e Filosofia
Nesta sexta (18), às 19h30, a Fundação irá receber o lançamento do livro “Kairós – Anotações e Filosofia”, publicação autoral do professor José Nazareno Ataíde – teólogo, mestre em Direito Público e ex-professor de Filosofia da Faculdade de Direito de Ipatinga (FADIPA), que viveu com sua família em Timóteo por mais de 40 anos.
O livro reúne textos filosóficos, reflexivos e analíticos do professor Nazareno, que, segundo o próprio autor, “são anotações daquelas que a gente faz para não esquecer; fazem rir, fazer chorar; fazem pensar, refletir, meditar”. Professor Nazareno faleceu em 2014 e todos os textos e anotações estavam presentes em seu computador pessoal. Entre os temas de destaque no livro estão: o Legado dos Filósofos Gregos para a Humanidade; os Princípios Racionais; Mitologia, Bíblia e Direito. O autor também reuniu seus principais poemas no capítulo “Filosofia na cadência dos versos”, justificando-se ao leitor que “a poesia vem carregada de filosofia”.
Teatro infantil
A Fundação Aperam Acesita recebe uma agenda diversificada de espetáculos durante os meses de agosto e setembro. Neste domingo (20), a risada irá rolar solta com o teatro infantil “O maior menor palhaço do mundo”, do grupo Circo Teatro Fool.
Na peça, o artista Luís Yuner reuniu as melhores cenas dos dez anos de sua companhia Circo Teatro Fool para brindar com o público a alegria de estar nos palcos e picadeiros de todo o Brasil. No palco ele canta, dança, salta, faz comédia, poesia, tropeça,insinua, corteja e se multiplica ao encarar a platéia com a mística circense. Todos os personagens do imaginário circense ganham vida na pele do palhaço Petit Gatão neste espetáculo cheio de truques, destreza e palhaçada.
A classificação é livre e os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria da Fundação Aperam Acesita de segunda a sexta, de 8h30 às12h e de 13h30 às 17h. Ingressos antecipados/meia entrada podem ser adquiridos a R$10 e no dia/inteira a R$20. A primeira sessão irá começar às 16h30 e só será aberta a segunda sessão, prevista para às 18h, após esgotar os ingressos para a primeira sessão.
Divulgação