Editorial –
A pavimentação da LMG 760 que liga o distrito de Cava Grande no município de Marliéria a BR 262 será de fundamental importância por ligar duas grandes regiões do estado. Com o último parecer de licenciamento ambiental da Câmara de Infraestrutura de Transporte, Saneamento e Urbanização (CIF) e do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Copam) o caminho ficou aberto para a retomada das obras. A assinatura da ordem de serviço está marcado para o dia 26 de julho com a presença do governador Fernando Pimentel (PT) .
Contudo, a população continua um pouco descrente em função da verdadeira novela que se transformou essa pavimentação, e só acreditará quando a obra tiver começado e terminado. A estrada aberta em 1980, foi promessa de campanha de todos os ex governadores. O ex governador e atual senador Antônio Anastasia (PSDB) esteve em Cava Grande e assinou a ordem de serviço para a pavimentação, em um desses tradicionais eventos de lançamento de obra, com direito a banda de música da Polícia Militar, e políticos de toda ordem se acotovelando para sair na foto ao lado do governador.
Orçada em R$ 134 milhões, a pavimentação teve inicio, mas foi paralisada em função da falta de licenças ambientais. Além do desrespeito, foi irresponsabilidade começar uma obra ao lado do Parque Estadual do Rio Doce (PERD),maior reserva de mata atlântica do estado, sem as devidas licenças.
O retorno da obra beneficiará moradores de Cava Grande e São José do Goiabal com o asfalto, que por si só, já traz junto o desenvolvimento. Já a ligação entre duas das mais prósperas regiões do estado possibilitará prospecção de novos mercados, além de otimização dos negócios já existentes, em função da melhora logística.
Cava Grande já conta com investimentos do setor privado, sobretudo no ramo imobiliário, com possibilidade de crescimento em outros segmentos como na construção civil e comercio.
O turismo é outro setor que será beneficiado com a pavimentação, sobretudo pelo Parque Estadual do Rio Doce (PERD). O parque conta com boa estrutura para receber turistas, mas não acontece em função da péssima condição da estrada.
Outro ponto positivo com a pavimentação da LMG será receber parte do tráfego da BR 262, o que pode movimentar vários setores da economia local, como bares, restaurantes, setor hoteleiro entre outros. E com as obras na BR 381, a tendência é a LMG 760 ser uma válvula de escape, contudo, entre tantos benefícios inerentes a pavimentação, está justamente aí uma das maiores preocupações.
A obra é dividida em dois lotes, na pavimentação de Cava Grande a BR 262 e também a alça de acesso que liga Cava Grande a BR 381 passando pelos bairros, Licuri, Macuco, Limoeiro até o entroncamento com a BR 381. Sem essa alça, Timóteo receberá grande número de veículos .
O prefeito de Timóteo Geraldo Hilário já demonstrou preocupação com esse cenário, e junto aos deputados estaduais da região precisa unir forças para que a alça de acesso seja realizada paralelamente com a pavimentação da LMG 760, pois o município não conta com infraestrutura para receber parte do fluxo de carros e caminhões oriundos da BR 262. Caso aconteça, se estabelecerá o caos no trânsito em parte da cidade.
Márcio de Paula
Editor