O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), publicou um novo edital de oferta de vagas para cursos técnicos gratuitos pelo programa Mediotec/Pronatec, do Ministério da Educação (MEC), desta vez em instituições privadas de ensino. As vagas são direcionadas a alunos matriculados no ensino médio da rede pública. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de julho (segunda-feira). No Vale do Aço, há vagas para Timóteo.
Para se inscrever os candidatos devem ler atentamente o edital e preencher o formulário disponível neste link. O candidato que não possuir acesso à internet poderá realizar sua inscrição em computadores disponibilizados pelas unidades de ensino ofertantes. As inscrições são gratuitas e as aulas devem acontecer de forma concomitante ao ensino médio regular.
Entre as 791 vagas ofertadas, 65% serão destinadas a jovens oriundos de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, matriculados no ensino médio; 10% destinadas aos jovens com deficiências e para aqueles em medidas protetivas e socioeducativas; e 25% destinadas à ampla concorrência.
Os alunos selecionados para os cursos técnicos na forma concomitante receberão auxílio-transporte e alimentação, pelo programa Mediotec.
São ofertados cursos técnicos em Enfermagem, Mineração, Açúcar a Álcool, Eletrônica, Edificações, Eletromecânica, Química, Saúde Bucal, Segurança do Trabalho, Eletrotécnica e Mecânica. As vagas estão distribuídas nos municípios de Belo Horizonte, Betim, Congonhas, Iturama, Montes Claros, Paracatu, Patos de Minas e Timóteo.
Distribuição de vagas
As vagas serão distribuídas por sorteio público, que acontece, no dia 20 de julho de 2017 (quinta-feira), às 14h, no órgão central da Secretaria de Estado de Educação (SEE), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. A divulgação do resultado está prevista para o dia 27 de julho (quinta-feira), às 17h.
Caberá à instituição de ensino ofertante comunicar ao aluno selecionado os procedimentos e documentos necessários para a matrícula, bem como cronograma de matrículas e início das aulas. O candidato classificado como excedente poderá continuar a concorrer, em segunda chamada, conforme convocação realizada pela escola ofertante, obedecendo à ordem de classificação.
Com Agência Minas