Fundação Aperam Acesita e parceiros iniciam mais uma edição do Projeto Transitolândia

Plenário do Senado - Foto: Arquivo Agência Brasil
Senado aprova MP que permite saques do FGTS
25 de maio de 2017
IBGE
IBGE prorroga inscrições para processo seletivo do Censo Agro 2017
25 de maio de 2017

Fundação Aperam Acesita e parceiros iniciam mais uma edição do Projeto Transitolândia

Já são 20 anos do projeto Transitolândia.

Já são 20 anos do projeto Transitolândia.

Prestes a completar vinte anos de criação e com mais de 63 mil alunos, professores e pessoas da comunidade atendidas, o Projeto Transitolândia é desenvolvido pelos parceiros, Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, Rotary Club de Acesita, Saritur, Prefeitura Municipal de Timóteo, 85ª Cia da Polícia Militar de Minas Gerais e Fundação Aperam Acesita.

Trabalhando com alunos no 4º ano do ensino fundamental, a ação atende 19 escolas públicas e particulares de Timóteo e, desde o ano passado, Jaguaraçu e Marliéria. O objetivo é sensibilizar o aluno quanto à sua atuação como pedestre e ciclista, visando o desenvolvimento de sua responsabilidade como cidadão. A abertura oficial das atividades foi realizada na sede da 85ª Cia da Polícia Militar de Minas Gerais e contou com a presença de representantes das entidades parceiras, diretores e professores.

Uma cartilha foi especialmente elaborada para o Projeto, de forma multidisciplinar, os professores facilitadores já receberam e irão trabalhar em sala de aula com mais de mil alunos, assuntos como: sinalizações; curiosidades; direitos e deveres de pedestres, motoristas e ciclistas. O instrutor da Transitolândia, Sargento Deivson Soares destaca que no Brasil ocorrem mais mortes no trânsito do que em guerras em outros países. “As crianças são nossos futuros motoristas e por isso essa aproximação com eles é essencial para o trabalho da Polícia Militar como formadora de opinião”, disse.

A professora Maria Lúcia Nunes já trabalhou a cartilha do Transitolândia na Escola Municipal “Limoeiro”. “Todo o processo integrado, da cartilha à visita prática, faz com que a criança esteja preparada para o futuro. Os alunos ficam muito motivados e ansiosos quando falamos do Projeto na escola”, conta.

 

Maio Amarelo

Paralelo ao Transitolândia, durante esse mês de maio, será trabalhado com as crianças o Movimento Maio Amarelo que chama a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. Somente em Timóteo são registrados em média, a cada mês, 54 acidentes. Nos últimos cinco anos foram 14 vítimas fatais e 1.502 vítimas com ferimentos. Com o Transitolândia, o Movimento será levado para discussão nas escolas.