Foi aprovado nesta quarta-feira (24), por unanimidade e em turno único, na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, projeto de lei de autoria da Deputada Rosângela Reis, que institui o dia do Bombeiro Civil. Apesar de ser relativamente antiga, a profissão ainda é discreta em Minas Gerais, o sindicato que reúne os profissionais já contabiliza cerca de 10 (dez) mil integrantes em todo o Estado.
O dia a dia da categoria é marcado pela busca de espaço e respeito das autoridades e dos empregadores ligados à construção civil, já que é nos canteiros de obra, onde eles mais são solicitados. Cabe ressaltar que, no dia 2 de julho, comemora-se em todo o País o Dia do Bombeiro. Entretanto, a bem da verdade, as comemorações são exclusivas dos bombeiros militares, ficando os bombeiros civis alijados de qualquer ato comemorativo.
Por tais razões, “penso ser justa esta homenagem à categoria dos bombeiros civis no Estado, como forma de diferenciá-los dos bombeiros militares, que têm idêntica vocação – empenhar-se no salvar vidas -. Assim, a proposição teve por objetivo homenagear a categoria profissional em Minas Gerais, que a partir de agora terão ressaltados, no dia 24 de agosto, o Dia do Bombeiro Civil”, ponderou a Deputada Rosângela Reis.