Treze pequenas empresas receberam consultorias especializadas nas áreas de gestão financeira, legislação trabalhista e ambiental, contratada pelo SEBRAE Minas. A ação faz parte do projeto de “Encadeamento Produtivo”, realizado pelo SEBRAE, em parceria com a CENIBRA, desde agosto de 2016, com continuidade em 2017. A consultoria é realizada pelo Instituto Antônio Ernesto de Salvo (INAES), ligado à Federação da Agricultura e Pecuária do estado de Minas Gerais (FAEMG). Em fevereiro deste ano, o SEBRAE apresentou os resultados deste trabalho, bem como os participantes manifestaram sua percepção quanto ao trabalho realizado.
O projeto foi criado a partir da análise do poder de compra local realizada pela CENIBRA e pelo Instituto CENIBRA. Com esse diagnóstico, a empresa demandou ao SEBRAE Minas um plano de capacitação, para contribuir de forma eficaz com o desenvolvimento da cadeia de fornecedores locais. A iniciativa teve como público-alvo microempreendimentos, empresas de pequeno porte do setor industrial, produtores rurais de palmito pupunha, prestadores de serviço florestal e artesãos que fazem parte da cadeia produtiva ou são potenciais fornecedores de suprimentos da CENIBRA, no Vale do Aço. Além da possibilidade de ampliar negócios com os fornecedores locais, a CENIBRA contribui para aumentar a competitividade dos pequenos empreendimentos que estão em seu entorno.
“Os empresários necessitam muito de um Projeto como este. O projeto não pode parar, pois creio ser este o caminho para o desenvolvimento das Empresas, uma vez que orienta o empresário a caminhar e evoluir na gestão do seu negócio e não perder o foco do mercado. Acredito na continuidade do Projeto em Belo Oriente, bem como a extensão para Naque e Açucena”, afirma José Roberto Sudário, representante da Associação Comercial dos Empresários – ACE / CDL de Belo Oriente, Naque e Açucena.
Depoimentos dos parceiros:
Tiago Chaves – CHL – 2 anos de empresa
“Tinha seis meses no negócio quando fui chamado para participar. Tive então a oportunidade de trabalhar sem vícios, pois aprendi a trabalhar. Iniciei o projeto para ser um empresário preparado e melhor e hoje um parceiro da CENIBRA LOGÍSTICA, Expresso Nepomuceno, MEI, GNV e até empregados da Cenibra. Estou muito grato pela oportunidade”.
Eduardo Ferreira Arruda – Bike Ferreira 15 anos de empresa
“Acredito que todos deveriam fazer este curso. Ele ensina o caminho e abre a mente. Hoje tenho noção do que vendo, antes vendia tudo no escuro e levava prejuízo. Atualmente, até ajudo meu irmão empresário e do mesmo ramo de negócio”.
Wallace Viana Nascimento – Eletrollac – 6 anos de empresa
“Gostei de participar, pois este projeto será de grande utilidade. Ajudou a organizar melhor a Empresa e a formar uma cartela de produtos”.
Werlson Carlos Martins Pereira – Vidroart – 24 anos de empresa
“Somos um negócio familiar, com muitos vícios, pois há 24 anos fazíamos as mesmas coisas, sem um plano de negócio. Pensamos em desistir, mas agora percebemos que vale a pena continuar”.
Paulo Santos Cruz Júnior – Maxibelo 29 anos de empresa
“É fantástico participar de uma iniciativa como essa. Somos uma empresa familiar e tivemos que mudar drasticamente o jeito de trabalhar e de tomar decisões”.
José Dias Martins Menezes – Sócio Proprietário da Padaria Ki-delícia – 7 anos de empresa
“Inicialmente meu objetivo era ter um emprego e não ser empresário. E essa era a dificuldade pensar como tal. O estágio que fiz na CENIBRA valeu muito, pois tive a oportunidade de trabalhar com planejamento e organização. Meu irmão e eu somos bem diferentes. Melhoramos muito nossa relação em função deste curso. Hoje fornecemos para a CENIBRA por meio de um ponto oferecido pela Empresa dentro da fábrica. Já atendemos em Ipatinga e outras cidades do Entorno. No momento, participamos do SEBRAETEC, desenvolvendo uma marca que está em processo de registro, para inserir produtos em supermercados e padarias da Região”.
Relacionamento
A CENIBRA tem uma ampla e diversificada base de fornecedores, que inclui desde pequenos produtores rurais até empresas de grande porte, nacionais e multinacionais. Essa base é dividida entre fornecedores de materiais e equipamentos, insumos e produtos químicos, gás e energia, prestadores de serviços e logística. As negociações e contratações respeitam os critérios de avaliação, seleção e qualificação estabelecidos, principalmente, com relação aos fornecedores estratégicos na cadeia de suprimentos. Em 2016, foram gastos R$ 624 milhões (50% do total) com fornecedores locais (Minas Gerais).com fornecedores locais (Minas Gerais). É uma prática constante da CENIBRA a valorização de empresas que estejam dentro da sua área de atuação, pois entende que esta é uma forma eficaz de promover o desenvolvimento das comunidades ali inseridas.
A CENIBRA trabalha para construir relacionamentos de qualidade, pautados pela ética e pela parceria de longo prazo com seus fornecedores. Qualquer empresa que apresente requisitos de qualidade de produtos ou serviços, atenda aos critérios de cadastramento e cultue valores semelhantes aos da CENIBRA é um potencial fornecedor. Dentre os principais aspectos de seleção, mencionamos:
Inspeções
Periodicamente são realizadas inspeções pelos especialistas em recursos humanos e técnicos de enfermagem e de segurança, com o objetivo de verificar as condições de trabalho a que estão submetidos os empregados, as condições dos alojamentos, das instalações sanitárias, da alimentação, dos equipamentos de proteção e das jornadas de trabalho. Em parceria com a equipe de recursos humanos, existem também os auditores internos, que monitoram o atendimento à legislação, às normas e aos procedimentos. Além disso, a CENIBRA é certificada na ISO 9001, ISO 14001 e FSC/Cerflor e os padrões das certificações tratam especificamente das questões trabalhistas e de segurança e saúde ocupacional. Tais princípios e critérios são referência para as auditorias anuais de manutenção dos certificados, e aspectos relacionados à questão são objeto de verificação quanto ao seu atendimento pela Empresa.
Qualificação
Com o objetivo de desenvolver e qualificar seus fornecedores, a CENIBRA estabelece uma série de medidas que regularizam o processo, de forma a minimizar custos, aumentar a confiança dos usuários, melhorar a qualidade e a segurança e reduzir os riscos de atendimento inadequado. Dentre essas medidas, destaca-se a qualificação de fornecedores. A qualificação tem por objetivo evidenciar a conformidade do fornecedor com os requisitos de qualidade exigidos pela CENIBRA, abrangendo os aspectos legais, de regularidade fiscal, tributária e trabalhista, além de sua capacidade econômico-financeira e técnica.
O processo de qualificação visa habilitar a empresa fornecedora para participar de concorrências para contratos de prestação de serviços e fornecimento de materiais, e assegurar a sua permanência no cadastro vigente. A qualificação é realizada tanto para novos fornecedores quanto para aqueles já cadastrados. É importante ressaltar que a CENIBRA garante aos seus fornecedores o direito de livre associação e negociação coletiva, sempre com a postura de respeito e ética e de acordo com o estabelecido pelo Código de Conduta.