Três unidades em construção vão receber o lixo reciclável em Timóteo

Resplendor (MG) - Imagem aéra mostra a a lama no Rio Doce, na cidade Resplendor ( Fred Loureiro/ Secom ES)
Além do Rio Doce, águas subterrâneas da bacia também estão contaminadas
15 de abril de 2017
gripe
Vírus da gripe com maior circulação em 2017 é o H3N2, aponta SBI
15 de abril de 2017

Três unidades em construção vão receber o lixo reciclável em Timóteo

PEVs Seletivo

A Prefeitura de Timóteo iniciou a construção dos três Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s), para o incremento da coleta seletiva no município. A iniciativa de implantação dos Pontos de Entrega ocorre em parceria com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Timóteo – ASCATI e a Fundação Banco do Brasil. Os três pontos estão em fase de construção e vão funcionar no Distrito de Cachoeira do Vale, no Bairro Primavera na entrada para o Oikós e a Companhia da Polícia Militar e no bairro Alegre. “São áreas estratégicas para a comunidade, que permitem a todos participarem e fazerem a entrega desse material reciclável”, destacou o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Carlos Vasconcelos.

O Programa de Entrega Voluntária tem cunho ambiental buscando separar o lixo reutilizável para causar menor impacto ao meio ambiente e melhorias na qualidade de vida. Além disso, o programa prevê incentivo para os contribuintes que participarem com a entrega dos resíduos recicláveis gerados nas suas unidades residenciais, comerciais, de serviços e industriais. “A pessoa que contribuir indo livremente para entregar do lixo reciclável, terá um cadastro para o controle e será beneficiada com abatimento no pagamento de impostos no município, ou seja, todos ganham”, é uma boa prática, destacou Carlos Vasconcelos.

O prefeito Dr. Geraldo Hilário quer tornar o município de Timóteo uma referência na destinação correta do lixo. Outro sonho é criar uma cadeia produtiva, gerando renda para os trabalhadores. “A usina de triagem está sendo também consolidada e esperamos que até junho a gente já concretize a sua instalação para de fato a gente criar uma cadeia produtiva. Assim, a comunidade, de uma maneira geral, sai ganhando”, pontuou o prefeito Geraldo Hilário. “A coleta seletiva nos faz refletir sobre o lixo que estamos gerando na nossa unidade habitacional, a gente já começar a analisar o que é possível ser reciclado, separar o lixo e evitar muita sujeira nas ruas”, concluiu Geraldo Hilário.

A instalação dos PEV”s vai criar oportunidade para ampliar o debate junto a comunidade sobre a nossa responsabilidade em organizar a cidade e zelar pelo meio ambiente, que já começou com a elaboração do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos. A meta é a participação de todos em um processo de conscientização, não só pelo incentivo fiscal, mas pensando na qualidade de vida, no menor impacto ambiental e na organização da cidade. A consolidação da construção dos três pontos de coleta de recicláveis deve ocorrer em no máximo dois meses.