Programa do Sebrae vai selecionar aposentados da rede bancária para auxiliar empresários na tomada de crédito

Com o trabalho os presos tem direito a remissão da pena - Foto: Carlos Alberto/Imprensa -MG
Presos fazem limpeza e manutenção urbana em 45 municípios de Minas Gerais
5 de abril de 2017
depre
Depressão: diagnóstico precoce evita agravamento e casos crônicos da doença
7 de abril de 2017

Programa do Sebrae vai selecionar aposentados da rede bancária para auxiliar empresários na tomada de crédito

sebrae

Aposentados da rede bancária têm até o dia 10 de abril para fazer inscrição no projeto Senhor Orientador, lançado pelo Sebrae. O novo edital vai preencher 221 vagas alocadas em todas as regiões do país. Em Minas Gerais as vagas são para as cidades de Ipatinga (inclui atendimento a empresários de Coronel Fabriciano, Timóteo e Governador Valadares), Juiz de Fora, Paracatu, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia, Varginha, Divinópolis e Belo Horizonte (inclui atendimento a empresários de Nova Lima, Sabará, Santa Luzia, Contagem, Betim, Ibirité).

Os consultores credenciados reforçarão o time de orientadores que vão auxiliar os pequenos negócios no acesso ao crédito, com foco em linhas do Banco do Brasil voltadas especificamente para o segmento. As inscrições podem ser feitas no site do Sebrae.

O primeiro edital foi lançado em fevereiro, quando foram selecionados 310 consultores. Entre os pré-requisitos para participar, o interessado precisa ser aposentado, ter, no mínimo, 60 anos e, pelo menos, dez anos de experiência em análise de crédito e atendimento a Pessoa Jurídica.

A expectativa é que 37 mil micro e pequenas empresas sejam atendidas por esses consultores até o final do ano. “Contaremos com esses profissionais experientes no mercado para avaliar a capacidade de endividamento das empresas e orientar os empresários na obtenção de capital de giro. Apoiar o pequeno negócio neste momento de retomada da economia é fundamental, mas deve ser feito de maneira consciente, com riscos calculados, minimizando a chance de inadimplência dessas empresas”, explica o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

 

Funcionamento 

O Senhor Orientador deu início à fase de operação do Programa Empreender Mais Simples: menos burocracia, mais crédito, convênio assinado em janeiro entre o Sebrae, o Governo Federal e o Banco do Brasil, com o objetivo de simplificar a gestão de micro e pequenas empresas e orientar o financiamento a empresários. É prevista a liberação de um montante total de R$ 8,8 bilhões para capital de giro pelo banco.

O empresário interessado em obter esse crédito deve procurar o Sebrae em seu estado. Ele será encaminhado a um dos consultores credenciados para realizar diagnóstico da empresa e avaliar se o financiamento é a melhor solução para o negócio. A consultoria será presencial.  Cada consultor poderá atender até 200 empresas. Os selecionados firmarão contrato com o Sebrae até dezembro de 2018.