Até o dia 29 deste mês, a Galeria do Centro Cultural da Fundação Aperam Acesita exibe a 11ª edição da Exposição Olhares Diversos, que reúne 118 obras de 62 artistas visuais, do Vale do Aço, Dionísio, Belo Horizonte, Mato Grosso, Brasília e São Paulo. Obras de pintura do surrealismo, realismo, tinta óleo sobre tela, pintura e tinta acrílica sobre tela, ilustrações em grafite, lápis de cor e pastel seco, esculturas, pintura em arte sacra, modelagem em argila e bordados com atrativos turísticos de Timóteo estão na exposição. A visitação é gratuita.
Entre as obras em exibição estão as esculturas de Ilza Helena da Silva, a Lelena, artesã, ceramista e artista plástica de Coronel Fabriciano que teve suas obras reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial do município pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA).
“Esta é a quarta vez que participo das exposições da Fundação Aperam. Minhas esculturas já percorreram por espaços como a Expo Usipa, o Museu de Coronel Fabriciano, a Casa de Cultura em São Pedro do Suaçuí e o Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Mas foi a Fundação Aperam a primeira a me convidar para expor, o que me fez resgatar minha ancestralidade e história de vida. É um espaço muito importante para meu crescimento e possibilidade de compartilhar e conhecer outros artistas”, contou Lelena.
“O Vale do Aço é um celeiro de talentos. Nos orgulhamos de abrir as portas da nossa Galeria de Artes para os artistas da região e para que a comunidade tenha a oportunidade de conhecer obras produzidas aqui, que valorizam ainda mais o Vale do Aço”, destacou Venilson Vitorino, presidente da Fundação Aperam Acesita.
Aperam 80 anos
A comunidade tem até a próxima sexta-feira (20/09) para enviar objetos diversos que remetem à história da Aperam South America para a Fundação Aperam Acesita. Os objetos vão compor a exposição que vai celebrar os 80 anos da empresa. Serão recebidos placas, relógios, bottons, uniformes, entre outros artigos que tenham sido recebidos ou utilizados pelos ex-colaboradores e seus familiares durante o tempo que permaneceram na empresa.
Os objetos precisam estar em bom estado de conservação e podem ser entregues na recepção da Fundação Aperam Acesita, de segunda a sexta, das 8h30 às 11h e das 13h às 17h.
Todos os objetos recebidos vão passar por uma seleção e serão devolvidos ao proprietário após a exposição. Não serão aceitas lembranças em papel, fotos ou recortes de jornal. A Fundação se reserva no direito de não expor todos os objetos recebidos, uma vez que o número de peças exceda a capacidade do Centro Cultural. Mais informações: email fundacao.cultura@aperam.com ou whatsapp (31) 3849-7744.