Chaiane Lorena de Jesus, 32 anos, nasceu prematura aos seis meses, passou por 12 cirurgias ao longo da vida, enfrentou preconceito, solidão,  venceu desafios e se tornou operadora siderúrgica na Aperam - Foto: Elvira Nascimento
Ela venceu a paralisia cerebral e 12 cirurgias para tornar-se operadora siderúrgica: uma história de resiliência e superação
21 de agosto de 2024
Parte da equipe do Hospital Márcio Cunha
Hospital Márcio Cunha recebe recertificação DIAS/NIAHO e figura entre os melhores do país
29 de agosto de 2024

15 anos de festa literária no Vale do Aço

Cibele Teixeira, coordenadora do Salão do Livro Vale do Aço, durante a abetura da 15ª edição do evento -foto: Rodrigo Zeferino

Cibele Teixeira, coordenadora do Salão do Livro Vale do Aço, durante a abetura da 15ª edição do evento -foto: Rodrigo Zeferino

Com direito a valsa, resgate dos melhores momentos de todas as edições e espetáculo “Saberes Ancestrais” do grupo de cultura popular Meninas de Sinhá, o 15º Salão do Livro Vale do Aço abriu as comemorações pelos seus 15 anos na região, na noite da última segunda-feira (26/08). A solenidade de abertura do evento reuniu quase 500 pessoas no Teatro do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga.

“São 15 anos inscritos aqui com muito trabalho, orgulho, movimentos, encontros, desencontros, alegrias e palavras valiosas interpretadas, traduzidas e eternizadas em momentos únicos e multiplicados em milhares de livros. O Salão do livro tem sido um presente para todo mundo que ama a leitura e o poder transformador da palavra. Recebemos 400 mil visitantes nesses 15 anos e vimos muitas histórias serem mudadas aqui e nos orgulhamos muito dessa história”, comentou Cibele Teixeira, coordenadora do Salão do Livro Vale do Aço.

Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas, enfatizou o que o Salão do Livro representa para a região desde a sua criação. “Tínhamos um sonho de trazer uma feira de livros para impulsionar a potência literária de Ipatinga e região. Quando o Salão do Livro nasceu, encontrou solo fértil nas ações que a Usiminas já fazia no Vale do Aço. Hoje, o Salão é muito mais do que uma feira de livros. É marcante em todos os sentidos por oferecer muitas linguagens e ocupar simultaneamente os espaços do Centro Cultural Usiminas”, frisou.

Segundo o presidente da Câmara Mineira do Livro, Felipe Mayrink, os grandes eventos literários, como o Salão do Livro Vale do Aço, são de extrema importância na difusão do livro e da literatura. “Temos orgulho de fazer parte dos 15 anos de histórias do Salão, construído por pessoas maravilhosas. Tenho a certeza que todos que passam por aqui saem impactados pelo mundo da literatura. Parabenizo por manterem o evento e promovê-lo com o vale-livro, sempre abrindo as portas do conhecimento e da cultura. Vida longa ao Salão do Livro Vale do Aço!”, declarou.

O Salão do Livro já faz parte do calendário das escolas da rede estadual de ensino, reforçou a superintendente regional da Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano (SRE), Edvania Lana de Morais. “Não tem como a SRE ficar de fora deste evento tão grandioso. As atividades que o Salão traz anualmente fortalecem as iniciativas propostas pelos educadores nas escolas de toda a região. Temos estima e sempre muita disposição para estar com o Salão do Livro Vale do Aço”, completou.

 

Programação

O Salão do Livro Vale do Aço vai até sábado (31/8), no Centro Cultural Usiminas, e domingo (1/9), com oficinas no Shopping Vale do Aço. A programação conta com teatro, música, oficinas, contação de histórias, rodas de conversa, lançamentos de livros e feira de livros.  Com agendamento prévio, as atrações contam com acessibilidade por meio de intérprete de libras e audiodescrição. Mais informações www.salaodolivrovaledoaco.com.br.

 

O 15º Salão do Livro Vale do Aço é realizado com o patrocínio da Usiminas, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, apoio do Instituto Usiminas, da Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano (SRE), Câmara Mineira do Livro, do Sebrae Minas e do Shopping Vale do Aço, com produção executiva da Base Projetos Especiais.

Sábado (31/8), a programação começa às 10h, com o espetáculo Leiloca Bruxoca, inspirado no livro de Nena de Castro e produzido por Narjara Ribeiro. Às 16h, Flora Manga apresenta o espetáculo Raízes da África. As famílias também vão poder se divertir juntas nas oficinas. Às 10h, será a Oficina de Fanzine – Escola de Poetas, com Mati Lima; e na Oficina Vejo Flores em Você,  Cristina Araújo vai ensinar a criar flores com embalagens. Cada participante deve coletar seu resíduo que tem que vir limpo, sem rótulos. Em seguida, às 11h e às 14h, será a Oficina Elmos de Papelão, com Estúdio Mobri.

 

SERVIÇO

15° Salão do Livro Vale do Aço

26 a 31/8 (segunda a sexta, 9h às 21h30, sábado, 10h às 22h) – Centro Cultural Usiminas

01/9 (domingo), 14h às 17h – Shopping Vale do Aço

Contato e informações: 31 98437 3330

(Disponibilidade de Intérprete de Libras com agendamento prévio)

ENTRADA GRATUITA

 

Site: www.salaodolivrovaledoaco.com.br

Siga nas redes sociais:

Facebook: @salaodolivroipatinga

Instagram: @salaodolivrova

Os comentários estão encerrados.