Artesanato do Vale do Jequitinhonha é representado em exposição fotográfica

O evento ocorrerá entre os dias 15 e 18 de maio, no estacionamento do Ipatingão
Feiraço começa nesta quarta-feira, em Ipatinga, e promete agitar economia local
15 de maio de 2024
Etapa inclui dívidas vencidas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022Etapa inclui dívidas vencidas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022
Prazo de renegociação do Desenrola Brasil acaba nesta segunda
20 de maio de 2024

Artesanato do Vale do Jequitinhonha é representado em exposição fotográfica

Exposição de Artesanato do Vale do Jequitinhonha na Fundação Aperam (3)

As belezas do artesanato do Vale do Jequitinhonha são tema na Exposição Retratos, Artesanatos e Saberes do Jequitinhonha, lançada na última sexta-feira (10/05), no Centro Cultural da Fundação Aperam Acesita. A mostra apresenta o tradicional artesanato do Vale do Jequitinhonha por meio que registram os artesãos, a arte e o processo de criação das peças. Visitação gratuita, de segunda a sexta, de 8h30 as 11h e de 13h às 17h.

A exposição é realizada pela Aperam South America, Aperam BioEnergia e Fundação Aperam Acesita e traz peças em cerâmica, como artigos decorativos e utilitários, além de colchas, capas de almofadas, toalhas de mesa, jogos americanos bordados para casa. O fotógrafo Nilmar Lage assina as fotografias que registram o processo de criação do artesanato.

“Nesta edição, ampliamos a exposição para apresentar os artistas que produzem as peças que trazemos para o Vale do Aço todos os anos. O fazer do artesanato também é um processo riquíssimo, que valoriza as obras que deram ao Vale do Jequitinhonha o reconhecimento de Patrimônio Imaterial de Minas Gerais”, revela Kelly Soares, coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita.

O aposentado José Jones de Oliveira veio de Ipatinga para, mais uma vez, prestigiar a exposição do Vale do Jequitinhonha. Sempre que a exposição vem para o Vale do Aço, ele faz questão de visitar e adquirir peças para sua casa e para presentear. “Sou fanático por arte. E o artesanato do Vale do Jequitinhonha tem autenticidade e simplicidade, fala muito sobre nossas raízes. Tem uma importância muito grande darmos valor e comprar as peças que vão contribuir com a renda dos artesãos”, defende.

Exposição de Artesanato do Vale do Jequitinhonha na Fundação Aperam

Exposição de Artesanato do Vale do Jequitinhonha na Fundação Aperam

 

Visibilidade

As peças feitas pela artesã Lindaura Pereira Santos Cordeiro, da Associação de Artesãos de Veredinha – Artever, já fizeram sucesso em rede nacional e agora estão em exibição na galeria da Fundação Aperam Acesita. “Faço artesanato desde os nove anos de idade. Aprendi com minha avó. Já fiz o arraiolo e trabalho hoje com o ponto cruz no tecido de tear. Vendo meus produtos pela internet e já vendi uma colcha para a Rede Globo, que foi usada nas novelas ‘Quanto mais vida melhor’ e ‘Pantanal’. Expor na Fundação Aperam é sempre uma honra, pois ajuda na visibilidade do nosso trabalho”, comenta.

“Quando tive meu primeiro filho, o artesanato foi uma forma de ter renda. Aprendi a fazer peças em cerâmica por necessidade e hoje faço por que gosto. Sou realizada. Na minha família, eu e minha irmã e nora, que é filha de artesã, também fazem artesanato”, conta Georgina Gomes Pereira, artesã da Associação dos Artesãos dos Lavradores e Artesãos de Campo Alegre, de Turmalina.

 

 

 

Os comentários estão encerrados.