O município de Timóteo foi palco de mais uma edição do Inox Bike, competição de ciclismo na modalidade XCM – Maratona no dia 20 de agosto. A prova foi válida para o ranking mineiro de XCM – Classe C.1 da Federação Mineira de Ciclismo. Com o apoio institucional da Prefeitura de Timóteo e organizado pela empresa Kom Sports, O Inox Bike 2023 teve a participação de atletas profissionais e amadores que participaram das provas de percurso completo de 70 km ou reduzido de 45 km por estradas e trilhas.
A largada aconteceu na Praça 1º de Maio no Centro Norte, onde foi montada uma Praça de Alimentação para o lazer do público. O evento movimentou o cenário esportivo mineiro, reunindo representantes de cerca de 35 municípios de Minas, Distrito Federal e Espírito Santo. O resultado geral da competição e por categorias pode ser acessado pelo link https://tionline.net.br/resultadosaovivo. No geral, os primeiros colocados do percurso completo foram Diogo Nascimento, de Manhuaçu, no masculino, e Liege da Silva Walter, de Mariana, no feminino. Em relação ao percurso reduzido, foram: Pedro Lucas Braga Souza, de Rio Piracicaba; Laine Fernanda de Souza, de Alvinópolis; Renato Santos Rocha, de Ipatinga; e a dupla João Carlos/Nilo Marcos, de Bugre.
ACTIM
Durante o evento, o prefeito de Timóteo Douglas Willkys sancionou a Lei 3.926, de 04 de agosto deste ano, que declara de utilidade pública a Associação dos Ciclistas de Timóteo (ACTIM), organização da sociedade civil sem fins lucrativos. O prefeito destacou a importância desse reconhecimento para o fortalecimento das políticas públicas e para a captação de recursos públicos para projetos sociais voltados ao ciclismo.
“A declaração de utilidade pública potencializa ações na área esportiva e permite que a entidade dialogue e tenham voz na hora das decisões junto aos conselhos municipais, quer seja da Criança e do Adolescente ou mesmo de Idosos, para propor projetos que fomentem o ciclismo”, argumentou Douglas Willkys, frisando que o esporte contribui para a formação das gerações futuras e a qualidade de vida.
O ex-vereador Fábio Campos e representante da ACTIM, afirmou que a declaração de utilidade pública é um grande passo na caminhada da organização que pretende sempre ouvir as demandas e manter a união dos ciclistas.