Revisão do Plano Diretor de Timóteo passa por consultas públicas e reforça importância da participação popular

Solenidade de posse aconteceu no auditório do Paço Municipal
Timóteo empossa mais de 100 servidores
29 de julho de 2022
Maísa Labbate, João Victor Tofani, Leonardo Karam e Felipe Gabriel Rodrigues, da equipe de Rel. com Investidores da Usiminas - Foto: Divulgação Usiminas
Equipe de RI da Usiminas é destaque na América Latina
5 de agosto de 2022

Revisão do Plano Diretor de Timóteo passa por consultas públicas e reforça importância da participação popular

Serão realizadas cinco audiências entre segunda (1º) e sexta-feira (5)

Serão realizadas cinco audiências entre segunda (1º) e sexta-feira (5)

Nessa segunda-feira, dia 1º de Agosto, a Prefeitura de Timóteo retoma os trabalhos de discussão da Revisão do Plano Diretor Participativo com a realização de consultas públicas junto à população (locais e bairros contemplados no quadro abaixo). As discussões com a população estavam suspensas em decorrência das medidas sanitárias impostas pela pandemia da COVID-19.

Serão cinco audiências compreendendo as 07 regionais da cidade entre segunda (1º) e sexta-feira (5) dessa semana. Também estão programadas Oficina de Capacitação entre Comissão de Acompanhamento e Equipe Técnica de Supervisão, uma Reunião Setorial e um Seminário direcionados às Entidades, Equipe Técnica de Supervisão e a Comissão de Acompanhamento.

O Plano Diretor Participativo orienta o crescimento e o funcionamento do município, garantindo o desenvolvimento das funções econômicas, sociais e ambientais, planejando assim, o futuro da cidade, decidido por todos os moradores, para os próximos 10 anos.

O levantamento de informações e a estruturação do Plano Diretor participativo de Timóteo está a cargo do Consórcio Ecotécnica/Detzel, vencedor da Tomada de Preços nº 007/2019. O fórum de lançamento do Plano ocorreu em novembro de 2019 com a apresentação da metodologia de trabalho e o cronograma de ações. Nos meses de março e abril de 2020 foram realizadas reuniões setoriais, mas com o agravamento da pandemia os trabalhos que envolviam participação popular foram temporariamente suspensos e estão sendo retomados a partir da próxima segunda-feira.

Os trabalhos são orientados por um Termo de Referência que foi dividido em oito etapas, das quais 04 já foram entregues (1. elaboração do plano executivo dos trabalhos; 2. leitura técnica; 3. leitura comunitária; 4. leitura da realidade). A revisão do Plano Diretor Participativo está na etapa de número 05 – Desenvolvimento de conteúdo da Proposta, onde será realizada o restante das consultas públicas com apoio da população timotense.

O material a ser utilizados nessas reuniões e todos os demais já entregues, podem ser acessados no sítio eletrônico da Prefeitura por meio do link https://www.timoteo.mg.gov.br/69/plano-diretor.

O secretário municipal de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, Thales Castro reforçou o convite para a população participar das consultas públicas do Plano Diretor Participativo em função da relevância e desse momento histórico para a cidade de Timóteo. “A principal finalidade do Plano Diretor é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na utilização e desenvolvimento dos espaços urbanos e na oferta dos serviços públicos. Por isso é fundamental que os moradores opinem sobre o futuro que querem para a nosso município”, destacou Thales.

REUNIÕES REGIONAIS (Semana 1º a 5 de agosto às 19h)

01/08/22

Local: Associação dos Aposentados (Av. Vinte, nº 321 – Olaria)

Bairros: Parque Recanto, John Kennedy, Timirim, João XXIII, Novo Horizonte, Passaredo, Olaria, Quitandinha, Cruzeirinho, Santa Maria, Eldorado, Funcionários, Getúlio Vargas, Vilas dos Técnicos, Serenata, Alto Serenata, Alto Timirim, Córrego do Caçador, Centro Norte (compreende regional 03, mais bairros das regionais 02 e 04)

 

02/08/22

Local: Escola Municipal do Limoeiro (R. Cedro, nº 21 – Limoeiro)

Bairros: Limoeiro, Alegre, Nova Esperança, Santa Terezinha, Recanto Verde, Recanto do Sossego, Alphaville, Macuco, Licuri, Celeste (compreende a regional 07)

 

03/08/22

Local: Escola Municipal do Alvorada (R. Rio São Francisco, nº 140 – Alvorada)

Bairros: Vale Verde, Timotinho, Alvorada, São Cristóvão, Novo Tempo, Bandeirantes, Ana Moura, Bromélias (compreende regional 06 e bairro Bromélias da regional 04)

 

04/08/22

 Local: Escola Municipal Joaquim Ferreira (Av. Castelo Branco, nº113 – São José)

Bairros: Centro Sul, São José, Nossa Senhora das Graças, Ana Malaquias, Bela Vista, Ana Rita, Esplanada, Boa Vista, Santa Cecília, Primavera, Jardim Primavera (compreende regional 01 e Bairros Primavera e Jardim Primavera da regional 02)

 

05/08/22

Local: Escola José Ferreira Maia (R. Guajajaras, nº 147 – Cachoeira do Vale)

Distrito: Cachoeira do Vale e bairros Santa Rita, Petrópolis, Bairro dos Vieiras (compreende regional 07)

 

DEMAIS REUNIÕES com público direcionado no auditório da Prefeitura de Timóteo:

01/08/22: Oficina de Capacitação entre Comissão de Acompanhamento e Equipe Técnica de Supervisão às 9h.

02/08/22: Reunião setorial entre Entidades gerais, Comissão de Acompanhamento e Equipe Técnica de Supervisão, às 9h.

06/08/22: Seminário entre as Entidades, Comissão de Acompanhamento e Equipe Técnica de Supervisão às 14h.

 

https://www.timoteo.mg.gov.br/69/plano-diretor