Timóteo terá grande crescimento no setor imobiliário

02.07 Entre nós 11
Teatro da Fundação Aperam Acesita recebe espetáculo Entre Nós
1 de julho de 2022
Nós de Minas1
Show “Nós de Minas” na Fundação Aperam Acesita
8 de julho de 2022

Timóteo terá grande crescimento no setor imobiliário

Apenas no primeiro loteamento lançado, no bairro Novo Horizonte, 229 lotes foram comercializados em poucas horas

Apenas no primeiro loteamento lançado, no bairro Novo Horizonte, 229 lotes foram comercializados em poucas horas

Timóteo está prestes a viver um momento particular de crescimento no setor imobiliário, mesmo com índices econômicos nacionais adversos, como a alta da inflação e da taxa de juros.

O loteamento lançado recentemente pelo Grupo Landaeda no bairro Novo Horizonte comprova essa tendência. Foram 229 lotes vendidos em poucas horas, esse foi o primeiro empreendimento do Grupo no município, e a gerente de vendas, Isabel Ramos, disse ter ficado surpresa com a velocidade da comercialização dos terrenos. Segundo ela o município está propício a investimento no setor.

“Tem uma demanda reprimida e o nosso loteamento foi o primeiro lançado após 16 anos sem ter um loteamento 100% aprovado e regularizado”, lembra Isabel.

 

Setor Imobiliário

O empresário Henrique Americano, proprietário da Casa Linhares Imóveis, disse ter feito um planejamento para as vendas desse loteamento, e também ficou surpreso com o resultado. “Esse empreendimento foi um sucesso, mostrou pra todo mundo que Timóteo tem potencial. Com 20 horas praticamente todos os lote já estavam reservados. Nos dias seguintes teve filas de reservas, e lote com 5 compradores na fila, foi um acontecimento fora do normal”, destaca o empresário.

Henrique Americano, empresário do setor imobiliário, destaca que Timóteo está propício a investimentos

Henrique Americano, empresário do setor imobiliário, destaca que Timóteo está propício a investimentos

 

Segundo o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, o município tem muito a crescer nesse segmento. “Tivemos esse primeiro investimento com o grupo Landaeda, mas temos previsões de mais loteamentos que serão aprovados num curto prazo. Temos um problema para enfrentar que é a questão da regularização fundiária, mas quando há um loteamento regularizado, a população rapidamente faz a aquisição”, destaca Willkys.

Como bem adiantou o prefeito outros empreendimentos estão por vir.  Segundo levantamento do jornal O Informante, haverá muita disponibilidade, tanto de novos loteamentos como de condomínios fechado.  Alguns prestes a serem lançados, outros em fase inicial de regularização, mas com áreas já adquiridas por investidores. Há ainda aqueles que iniciaram as obras e tentam se adequar a legislação vigente.

Maxiliano Silva, trabalha com estrutura metálica e construção civil e está confiante na abertura de novas frentes de serviço para seu setor

Maxiliano Silva, trabalha com estrutura metálica e construção civil e está confiante na abertura de novas frentes de serviço para seu setor

 

Entre os condomínios que estão prestes a ser lançados, está o Villa Alpha, localizado no antigo clube Alfa. São 85 lotes, com tamanhos que variam de 360 a 750 metros quadrados. De acordo com Leonardo Amorim, um dos gestores da obra, “a previsão de lançamento é para o fim do mês de julho ou início de agosto,” prevê.

 

Oportunidades

O empresário Márcio Nicolau, da Graphos Engenharia destaca que esses empreendimentos são importantes para geração de emprego. “Trabalhamos com projeto civil, de terraplanagem, preliminar até a finalização da obra, incluindo legalização. Então será importante para todo nosso setor e vai abrir muitas oportunidades. Também acredito ser preciso maior celeridade do serviço público nesse sentido, isso vai atrair ainda mais investimentos”, destaca Nicolau.

Cleir destaca que o mercado de vidros e blindex está aquecido a cerca de dois anos, mas está confiante que ainda vai melhorar mais

Cleir Aparecida destaca que o mercado de vidros e blindex vai crescer ainda mais com os investimentos anunciados em Timóteo

 

Outros lançamentos acontecerão em diferentes pontos de Timóteo, um deles, é o Residencial dos Ipês, no bairro São José, no centro Sul. O loteamento conta com 90.000 m2 e contém 80 lotes. De acordo com Rodrigo Alves, o empreendimento ainda está em fase de liberação de documentação. “A previsão de lançamento é de 60 dias,” diz.

Para Cleir Aparecida, empresária do ramo de vidros e blindex, e proprietária da Cristal Vidros, esses investimentos abrem uma janela de possibilidades. “Para nós será muito importante porque vidro é parte do material de construção e a aplicabilidade dele em uma obra é muito grande: janelas, portas, banheiro, muros, portão, entre outras”. A empresaria destacou que o setor já está aquecido tem cerca de dois anos.

Maxiliano Silva, da MTC Estrutura Metálica e Construção também está otimista com o que está por vir. “Esse crescimento é muito bom para todos, porque abrem frentes de serviços, tanto na construção civil como estruturas metálicas”, projeta.

 

Opções

Além dos investimentos já citados, outros poderão ser lançados em breve, como um loteamento de menor porte no bairro Novo Horizonte, com cerca de 20 lotes, um condomínio fechado no bairro Limoeiro e outros três loteamentos em fase inicial de documentação que compreendem juntos cerca de 300 lotes.

Segundo Rodrigo Castro, empresário com loja de material de construção, há cerca de dois anos o setor está aquecido e poderá melhorar ainda mais em Timóteo

Segundo Rodrigo Castro, empresário com loja de material de construção, há cerca de dois anos o setor está aquecido e poderá melhorar ainda mais em Timóteo

 

Segundo Rodrigo Castro, empresário da Fermaco, loja de material de construção, o setor está aquecido a cerca de 2 anos, mesmo com o aumento dos preços. “Mesmo com esses aumentos constantes das mercadorias, o mercado está aquecido. Em função desses investimentos, Timóteo vai aquecer ainda mais o nosso setor,” diz Rodrigo.

 

Potencial

O empresário Henrique Americano promoveu uma reflexão importante sobre o município, e destaca seu potencial. “Às vezes a gente mesmo que é daqui fica criticando, mas Timóteo tem um potencial enorme, o que precisa é incentivo. Esperamos a redução da burocracia porque a população quer é crescimento. Sei que tem vários loteamentos bem avançados para ser aprovados, mas a gente vê cidades vizinhas evoluindo no ramo imobiliário e outros setores, e estamos um pouco atrasado no meio disso tudo,” alerta.

O empresário que conhece muito bem o setor, ainda destaca: “O que aconteceu com o loteamento no Novo Horizonte, mostra como o mercado está aquecido. Tem muitas áreas grandes em volta de Timóteo ainda, e a cidade é porta de entrada do Parque Estadual do Rio Doce, temos mirantes, picos, trilhas e grande potencial turístico. Acredito que agora chegou a nossa vez. Aqui tem qualidade de vida com um povo muito hospitaleiro. É um lugar muito tranquilo para morar”, destaca Henrique Americano.