Ipatinga é novamente destaque no prêmio Cidades Inteligentes

Na oportunidade além da unidade de Hemodiálise, a FSFX inaugurou ainda 10 leitos de UTI pediátrica do Hospital e Maternidade Vital Brazil
Fundação São Francisco Xavier entrega Unidade de Hemodiálise para a comunidade de Timóteo
1 de julho de 2022
Agenda semana alecrim 11
Espaço Alecrim com grande programação nesse fim de semana
1 de julho de 2022

Ipatinga é novamente destaque no prêmio Cidades Inteligentes

Município é agraciado com duas estatuetas douradas por projetos de vanguarda no Estado nas áreas de educação e assistência social

Município é agraciado com duas estatuetas douradas por projetos de vanguarda no Estado nas áreas de educação e assistência social

Graças a relevantes trabalhos desenvolvidos por meio das Secretarias de Educação e Assistência Social, em sintonia com políticas públicas de impacto planejadas e priorizadas pela gestão, Ipatinga foi contemplada, nesta quarta-feira (29), com o Prêmio Cidades Inteligentes 2022. A cerimônia, realizada no Royal Boutique Hotel, em Belo Horizonte, contou com a presença do prefeito Gustavo Nunes e das secretárias Patrícia Avelar (Educação) e Jany Mara Bartolomeu (Assistência Social).

A premiação aconteceu durante a conferência do Fórum Internacional de Minas Gerais, tendo o município recebido a estatueta dourada “Chama da Paz”. Os destaques de Ipatinga foram para os programas de Empreendedorismo, na Educação, e Reaproveitamento 100, desenvolvido pelo Banco de Alimentos.

O prefeito Gustavo Nunes agradeceu a distinção e comemorou o fato de em 2022 o município ter dois grandes projetos reconhecidos e premiados. “Para nós é uma honra sermos novamente agraciados com um prêmio tão importante como o Cidades Inteligentes e, desta vez, em dose dupla. Se em 2021 já alcançamos uma posição de vanguarda entre todos os municípios do Estado por nossas ações voltadas para a Educação Integral, neste ano conquistamos o lugar mais alto do pódio com o Empreendedorismo aplicado na Educação e o Reaproveitamento 100, desenvolvido pelo nosso Banco de Alimentos. O que mostra que estamos trabalhando sério para que Ipatinga se desenvolva em todas as áreas”, frisou o chefe do Executivo.

 

Empreendedorismo na Educação

O projeto que levou a SME a novamente ser premiada visa normatizar a implantação do Empreendedorismo na Educação em tempo Integral do município. Além de disseminar a Educação Empreendedora, ele estimula a autonomia e o protagonismo dos estudantes ao capacitá-los para resolver problemas e criar valores. Assim, é implantada a Educação Empreendedora de forma definitiva na matriz curricular das escolas da rede municipal de ensino.

“De certa forma, este projeto visa incentivar o empreendedorismo nas próximas gerações, garantindo que a educação empreendedora fará parte de forma definitiva da matriz curricular das escolas da rede municipal”, reafirmou a secretária de Educação de Ipatinga, Patrícia Avelar.

 

Reaproveitamento 100

Já a SMAS levou o prêmio em reconhecimento à eficiência do projeto Reaproveitamento 100, que envolve o recolhimento de alimentos aptos ou não para consumo do circuito comercial e o seu aproveitamento integral, após passarem por um processo de triagem, onde é feita a seleção, recuperação, desinfecção e embalo. Aqueles que após todo o processo são considerados impróprios para o consumo  humano  são separados  e destinados  ao consumo de animais e compostagem.

“O Banco de Alimentos de Ipatinga se tornou  uma referência no Estado. Hoje podemos dizer que, graças ao Reaproveitamento 100, todos os alimentos que chegam ao local têm destinação adequada, após passarem por vários processos. Nada é descartado, nem mesmo o que parece impróprio para o consumo humano, sendo a parcela assim identificada destinada a outras finalidades”, destacou a secretária de Assistência Social”, Jany Mara Bartolomeu.