Usiminas cria projeto sustentável e apoia os apenados do presídio de Coronel Fabriciano

Projeto “Encontro Marcado com Fernando Sabino” marca retorno das atividades do Instituto CENIBRA
Instituto CENIBRA inicia Ações Culturais nos Municípios
21 de fevereiro de 2022
Procedimento foi realizado no Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, no último dia 17
FSFX realiza primeira neurocirurgia da região com paciente acordada para retirada de tumor cerebral
21 de fevereiro de 2022

Usiminas cria projeto sustentável e apoia os apenados do presídio de Coronel Fabriciano

Projeto da Usiminas  de reaproveitamento dos pallets de madeira

Projeto da Usiminas de reaproveitamento dos pallets de madeira

A Usiminas, por meio das suas áreas de Desenvolvimento Social e Transportes, deu início a um projeto de reaproveitamento dos pallets de madeira que chegam à Usina de Ipatinga, embalando diversos produtos e insumos. O material está sendo doado para o presídio de Coronel Fabriciano, onde parte dos apenados ganha a oportunidade de aprender novos ofícios e têm a oportunidade de produzir móveis, brinquedos e outros utensílios. A produção é destinada também a entidades assistenciais da região, além de ajudar a desenvolver a economia circular na companhia.
Ao longo de 2021, foram doadas cerca de 7,5 toneladas de madeira, que se transformaram em dezenas de móveis, entre mesas, cadeiras e estantes, cerca de mil brinquedos dos mais diversos modelos, além de porta-celulares e objetos decorativos.
Com a produção, foi possível atender nove instituições no Vale do Aço, entre escolas, entidades assistenciais e uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Coronel Fabriciano. Parte da produção de brinquedos também foi destinada a ações solidárias realizadas em localidades do Vale do Jequitinhonha, considerada uma das regiões de maior vulnerabilidade social em Minas Gerais.
 
Ação Voluntária
Os Voluntários Usiminas (VOU) também participam dessa ação de economia circular. Antes da destinação final, parte dos brinquedos produzidos passam por uma etapa de acabamento, realizada por colabores da empresa, seus familiares e parceiros. Ao receberem as peças, os voluntários ficam responsáveis pela pintura, deixando cada brinquedo mais bonito, personalizado e ainda mais atraente para as crianças.