A situação de anormalidade é aplicável apenas às áreas de  intempéries
Município de Timóteo decreta situação de emergência em função dos danos causados pelas chuvas
11 de janeiro de 2022
A reportagem do jornal O Informante foi às ruas ouvir as pessoas sobre um assunto relevante, e por muitos, já esquecido: o sonho
Qual é o seu sonho?
12 de janeiro de 2022

CENIBRA promoverá live sobre saúde mental

ive será ministrada pelo Dr. Labinas, especialista em saúde mental

ive será ministrada pelo Dr. Labinas, especialista em saúde mental

A campanha Janeiro Branco é o momento no qual a CENIBRA, por meio do Programa Qualidade de Vida e em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), convida os empregados a refletirem sobre questões e necessidades relacionadas à saúde mental e controle emocional. O objetivo é conscientizar, combater tabus, mudar paradigmas e orientar as pessoas a respeito de temas relacionados à vida, dentro e fora do ambiente de trabalho.

Durante o mês de Janeiro, diversas ações serão realizadas, com destaque para a live “Saúde Mental e os transtornos mentais provocados pelo uso de substâncias psicoativas (drogas lícitas e ilícitas)”, a ser ministrada pelo médico psiquiatra Luís Guilherme Labinas, no dia 12/1/2022, das 15h30 às 16h30. A live será transmitida pelo canal da Empresa no YouTube (https://www.youtube.com/c/CENIBRACelulose) e estará aberta para toda a comunidade, pelo link https://youtu.be/uVd4IFLzLdQ.

Na apresentação, o Dr. Labinas abordará temas como saúde mental e transtornos mentais provocados pelo uso de substâncias psicoativas, formas de evitá-los e tipos de tratamento para superar a dependência química.

O palestrante possui certificação internacional em tratamentos depressivos resistentes pela Universidade de Harvard e Universidade de Siena. É pós-graduado em autismo pelo Child Behavior Institute of Miami e CEO do Instituto Labinas, uma clínica multidisciplinar de saúde mental com psiquiatras, psicólogos, terapeutas e nutricionistas.

Outra novidade da campanha Janeiro Branco será o Plantão Psicológico, ocasião em que os empregados terão atendimento gratuito com uma psicóloga. A iniciativa é de grande importância para os empregados e familiares, que receberão materiais educativos – impressos e digitais – com informações para fortalecerem a saúde mental.

Dados

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia interrompeu serviços essenciais de Saúde Mental em 93% dos países do mundo e, ao mesmo tempo, intensificou a procura por esses mesmos serviços. No Brasil, de acordo com uma pesquisa do Instituto FSB, 62% das brasileiras e 43% dos brasileiros afirmaram que a saúde emocional “piorou” ou “piorou muito” durante a pandemia.

Um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig) mostrou que 55% da população brasileira tem o hábito de consumir bebidas alcoólicas, sendo que 17,2% delas declararam aumento do consumo durante a pandemia, associado a quadros de ansiedade graves por conta do isolamento social.