Empregados da CENIBRA apresentam projetos de melhoria contínua e inovação

Auxílio será destinado às famílias inscritas no CadÚnico - Foto: Marcello Casal Jr
Presidente sanciona lei que institui o auxílio gás
22 de novembro de 2021
Troca de mudas de árvores por um litro de leite será realizada no estacionamento da portaria da Usiminas, do bairro Bom Retiro.
VOU Usiminas realiza campanha para comemorar um ano do programa de voluntariado
25 de novembro de 2021

Empregados da CENIBRA apresentam projetos de melhoria contínua e inovação

Primeira edição do Seminário de Melhoria Contínua e Inovação foi feita em formato 100% online

Primeira edição do Seminário de Melhoria Contínua e Inovação foi feita em formato 100% online

Na última semana, a CENIBRA realizou o Seminário de Melhoria Contínua e Inovação, oportunidade em que os empregados puderam apresentar, para Diretores e colegas, projetos desenvolvidos em sua área de trabalho e que trouxeram benefícios e ganhos em segurança, qualidade, meio ambiente, custo, eficiência ou produtividade.

 Realizado em formato 100% online, o evento contou com a participação e a apresentação de trabalhos das áreas operacionais (indústria e florestal) e, pela primeira vez, das áreas administrativas e comercial.

 Na abertura do Seminário, o diretor Industrial e Técnico da CENIBRA, Júlio César Tôrres Ribeiro, destacou a importância da iniciativa para a melhoria do ambiente de trabalho e o estímulo à inovação e à criatividade. “O Seminário possibilita dar visibilidade aos projetos que eram desenvolvidos, mas não eram conhecidos por todos. Os trabalhos se destacam pela alta qualidade técnica e pelos resultados alcançados. Melhoria contínua e inovação caminham sempre juntas”, explicou.

Os projetos foram selecionados internamente pelas gerências da CENIBRA, de acordo com a relevância e o destaque. Ao todo, foram apresentados 28 trabalhos de temas variados.

 Para o desenvolvimento dos projetos, foram utilizados diferentes métodos para análise e solução de problemas, sendo as principais o PDCA e o “Ver & Agir”. O primeiro é utilizado para problemas de maior complexidade, nos quais não se conhece a causa, ou causas principais, a ser investigada. Já o “Ver & Agir” é utilizado para os trabalhos de menor complexidade, em que a causa principal já é conhecida pela equipe.