Làmppi inaugura seu novo teatro na Bahia

Capoeira Cultura Viva movimenta o Dia de Zumbi e da Consciência Negra
Associação de Capoeira Angola Lenço de Seda promove evento que valoriza a cultura africana
19 de novembro de 2021
Repescagem de vacina contra a Covid-19
Timóteo realiza “Dia D” de Multivacinação Municipal no sábado, dia 20
19 de novembro de 2021

Làmppi inaugura seu novo teatro na Bahia

O inquieto e multifacetado Làmppi inaugura seu mais novo empreendimento cultural

O inquieto e multifacetado Làmppi inaugura seu mais novo empreendimento cultural

O ator Ronaldo Làmppi, natural de Timóteo, continua atuando em projetos cinematográficos e com significativas novidades. Em 2020, mesmo em meio a pandemia, ele  atuou em um longa metragem, estreou em outros dois e foi protagonista em dois curtas. Um deles, MEDO DA MUDANÇA, curta censurado pelas redes sociais.

O ator, músico e artista circense segue em 2021 escalado para mais outros dois projetos no cinema. O primeiro deles Mulher Marvada, inspirado na obra de Dona Militana Salustino, cantora Potiguar, romanceira de versos e histórias do país.

Ele participou em dezenas de longas e foi premiado por três vezes como melhor ator e melhor ator coadjuvante. Ainda em 2021, Làmppi aprovou o projeto OS FABULADORES  junto Governo do Estado do Rio Grande do Norte e se apresentou por três sessões na cidade  capital Natal-RGN.

 

Teatro Trancoso

Làmppi comemora a abertura de seu novo Teatro. O Teatro Trancoso, que tem capacidade para trezentas e cinquenta pessoas sentadas nas arquibancadas, está instalado no estado da Bahia no município de Porto Seguro.

O teatro tem palco e uma arena privilegiada para trocas de experiências artísticas, míticas, alternativas e comunitárias e abrirá as portas oficialmente no dia 11 de dezembro. Antes a abertura oficial, recentemente o teatro recebeu sessões do Festival de Cinema de Trancoso. Na estreia, Tiago Lacerda fez o cerimonial e leitura dramática do livro ‘O melhor lugar do mundo’ de Lia Udler, moradora de Trancoso.

O espaço também conta com uma sala que abriga o Cine Clube -Atelier da Imagem e um acervo de 35 anos de história de Trancoso em vídeos, fotografias e transparências, doadas por um de seus habitantes. O espaço propõe receber iniciativas locais e de fora, propondo oficinas, cursos, workshops, cinema todas as quintas feiras e aos sábados saraus com atividades que passam por barracão de Umbanda à capoeira, teatro, mímica, danças, música, teatro de sombra, fábulas, contação de estórias, improvisações, números circenses e muito mais. Artistas de todos os cantos do mundo farão parte da programação do Teatro.

“Tudo será sempre inteiramente gratuito. A arte pela arte. A ideia é romper com a prática teatral convencional e ousar, teremos apresentações de espetáculos de toda natureza e de todos os cantos do mundo, bem como formaremos grupos/artistas locais em Trancoso, que irão compor a programação do novo Teatro”, destaca Làmppi.

 

Inserção

“A proposta é estimular a participação ativa e protagônica das camadas desfavorecidas da sociedade, buscando a transformação da realidade a partir do diálogo e através de meios estéticos. Levá-los a conhecer e entender  tudo o que se passa antes, durante e depois das montagens teatrais , musicais e circenses. A transformação do espectador passivo em ativo, através da busca de um entendimento de sustentabilidade social, cósmica e política. Um novo entendimento de sustentabilidade humana, porque acreditamos que a arte é o veículo adequado para essa possível transformação e entendimento planetário”, explica o ator.

Para Làmppi o entendimento da diversidade aproxima de um entendimento maior, mais humano. Através da magia da arte expande para um novo olhar sobre este cotidiano social tão caótico.  “São poucas as oportunidades que as crianças e jovens tem de fazer parte de grupos onde possam aprender, brincar, desenvolver habilidades, serem criativos, se soltar, se envolverem, participarem e apresentar resultados de tudo isso à um grande público. Com certeza, trará orgulho, dignidade e muitos talentos serão descobertos”, enfatiza.

 

Oficinas
Serão ofertadas oficinas de: TEATRO, CINEMA, MÚSICA, MUSICALIZAÇÃO, MALABARES, CLOWN, PIROFAGIA, BONECOS, CAPOEIRA, MÍMICA, FIGURINO, VÍDEO, PRODUÇÃO, DIREÇÃO, ROTEIRO, MAQUIAGEM, CONTRA-REGRA, ADEREÇOS CÊNICOS, CENOGRAFIA, ILUMINAÇÃO, SONOPLASTIA,FOTOGRAFIA,PROGRAMAÇÃO VISUAL

 

Tentativas em Timóteo

Este é o segundo teatro que o ator constrói e vale lembrar que por décadas, ele tentou parcerias com o poder público em Timóteo, para construir no município a mesma planta realizada agora em Trancoso, mas não faltou interesse, segundo ele, dos prefeitos anteriores.
Após mais de duas décadas de tentativas, o artista levou o recurso para Bahia e inaugurará em breve o novo espaço.

“É triste saber que talentos, pessoas habilidosas, artistas em potencial e as crianças tem se ocupado pouco com atividades artísticas, vivem grande parte de seu tempo no ócio em Timóteo”, lamenta Làmppi.

 

Programação de estréia do dia 11 

17h.Cerimonial com Lia Udler
. 17:10 Palhaços
. 17:20 Número de perna pau
. 17: 30 Fábulas de Lafontaine
. 17:45 Música com as crianças
.18:10 Palhaços
. 18:20 Pororeu Remoleta/ teatro
. 18:30 Malabarista
. 18:35 Teatro de Bonecos
. 19:00 Histórias que se conta com Lia Udler
.19:15 Lulu Groberio ( música)
.19:25 As vizinhas
-19:35 Gabriel Guedes
– 19:50 As vizinhas
-20:00 Vinicius Parracho ( História de Trancoso)
.20:25 Ritual da subida do mastro de Iemanjá
( teatro)
.20:40 Coral Colina
21:00.Fernanda Carneiro (Histórias de Trancoso)
.21:10 performance Làmppi
. 21:40 Làmppi e Cintio, blues gaitas
-21:45 Coruja nativa ( Banda)
22:00 Mr sudaka (Banda)
. 22:10 De Carona Làmppi
.22:25 Encerramento, Lia Udler