Prefeitura de Fabriciano lança programação da Semana da Árvore com grandes novidades

Em Ipatinga vagas para a Educação Infantil, 1°, 3° e 4° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais; 6°, 7° e 8° ano do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio
Matrículas abertas para o processo seletivo 2022 do SESI
17 de setembro de 2021
A entrega da documentação é obrigatória e uma das últimas etapas para garantir o sonho da casa própria
Sorteados em programa habitacional de Fabriciano tem até 8 de outubro para entregar documentos
17 de setembro de 2021

Prefeitura de Fabriciano lança programação da Semana da Árvore com grandes novidades

Prefeitura do município lança programa com novidades

Prefeitura do município lança programa com novidades

Na próxima terça-feira, 21/9, é comemorado o Dia da Árvore. E para marcar a data, a Prefeitura de Coronel Fabriciano anuncia programação com ações de conscientização e incentivo da comunidade na revitalização do meio ambiente e arborização urbana. Dentre elas, destaque para o “Alô Verde”, serviço inédito no Vale do Aço, de entrega domiciliar e gratuita de mudas para ser plantadas em calçadas, casas e terrenos da cidade.

 

O novo serviço começa a funcionar no dia 27 deste mês. Basta o munícipe entrar em contato por telefone com a Gerência de Meio Ambiente. O setor, responsável pela operacionalização, fará a análise do espaço que o interessado tem disponível, indicará a espécie mais adequada e agendará a entrega da muda de árvore em casa. Cada cidadão pode solicitar até três mudas por mês, dentre espécies nativas e frutíferas. As mudas são produzidas pelo Viveiro Municipal.

 

O prefeito Dr. Marcos Vinicius diz que a iniciativa visa ampliar a área verde urbana. “A gestão Novos Tempos acredita, e realiza ações efetivas, para o desenvolvimento sustentável. E tornar a cidade mais verde impacta diretamente na qualidade de vida. Por isso, criamos o ‘Alô Verde’ para incentivar a participação da população na arborização da cidade, de maneira responsável e consciente”, explica o prefeito.

 

O gerente de Meio Ambiente, Ivan César frisa a importância da preservação e cultivo das árvores e lista alguns benefícios. “As árvores diminuem a temperatura ambiente; trazem sombra e protegem contra chuvas e poluição do ar e sonora; são abrigos e fontes de alimento de pássaros; absorvem gás carbônico e liberam oxigênio; ajudam a evitar erosão do solo e controle das chuvas e secas”, elenca.

 

APOIO PARA COMBATE OS INCÊNDIOS

Ainda na Semana da Árvore, a Prefeitura vai entregar R$ 10 mil em equipamentos para prevenção e combate a incêndios. A doação será feita ao 5º Pelotão de Bombeiros da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O investimento foi garantido pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (CODEMA), a título de compensação ambiental. A entrega está prevista para a próxima quarta-feira, 22/9.

 

BLITZEN E PLANTIO DE MUDAS

A Prefeitura de Fabriciano e instituições parceiras também farão ações educativas e distribuição mudas durante a Semana da Árvore. Estão previstas a entrega de cerca de 500 mudas. A programação inclui recuperação de uma área degradada com plantio de árvores nativas e frutíferas no mirante do Cristo, no bairro Bom Jesus (alto do bairro Santa Terezinha com Aparecida do Norte).

 

A Semana da Árvore é realizada pela Prefeitura de Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Planejamento, Meio Ambiente e Habitação com apoio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos; e parceria do CODEMA, 5º Pelotão de Bombeiros da PMMG e Comando de Policiamento do Meio Ambiente e Rotary Club.

 

PROGRAMAÇÃO

21 DE SETEMBRO (TERÇA-FEIRA) – 9H30

Blitz Ambiental na Av. Tancredo Neves, no Caladinho (em frente ao Unileste).

 

22 DE SETEMBRO (QUARTA-FEIRA) -15H

Entrega de R$ 10 mil em equipamentos para prevenção e combate a incêndios.
Sede do 5º Pelotão de Bombeiros da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

 

23 DE SETEMBRO (QUINTA-FEIRA) – 9H30

Blitz Ambiental na Praça da Bíblia, no Melo Viana.

 

25 DE SETEMBRO (SÁBADO) – 9H30

Recuperação de área degradada com plantio de mudas no alto Bom Jesus (mirante do Cristo), em parceria com voluntários do Rotary Club.

 

SERVIÇOS:

Gerência de Meio Ambiente. Telefone: (31) 3406-7595

Atendimento: segunda à sexta-feira, das 9h às 16h.