A Prefeitura de Ipatinga realizou, na tarde desta segunda-feira (23), a primeira reunião operacional de Gestão de Riscos, promovida pelo grupo de trabalho responsável pela implantação do Programa de Integridade Compliance, que visa privilegiar comportamentos éticos e transparentes dentro da cultura organizacional no âmbito da Administração Municipal.
A equipe se reuniu para definir as estratégias que serão implantadas para identificar os riscos éticos e operacionais nos processos, para que todas as secretarias atuem em conformidade com as legislações e procedimentos de padronização nos atendimentos de todos os setores.
Nesse primeiro momento, ficou estabelecido que o Grupo de Trabalho vai iniciar o levantamento verificando os fluxos dos formulários de solicitação e dos processos em andamento da Secretaria de Fazenda.
De acordo com o Controlador Geral, Diêgo Henrique Tuschtler de Carvalho, o monitoramento vai colaborar na identificação dos riscos relacionados à Unidade. Ficou estipulada uma reunião quinzenal para apresentação dos resultados e debate das medidas que serão introduzidas para consolidação das ações.
“O foco do próximo encontro é o desenvolvimento das ações que consolidem as medidas de combate aos riscos e validem o plano de atividades do Comitê”, disse Diêgo.
O trabalho, que terá o auxílio dos departamentos de Auditoria e de Transparência e Controle da PMI, prevê relatórios consolidados com os estudos e levantamentos empreendidos.
O PROGRAMA
O Programa de Integridade e Compliance no município de Ipatinga foi adotado pela gestão atual com o objetivo de valorizar posturas éticas que contribuam para evitar, detectar e remediar a ocorrência de irregularidades, fraudes e corrupção na administração.
“Queremos propor novos arranjos normativos, institucionais e organizacionais, com o objetivo de disseminar políticas e mecanismos de prevenção e combate a erros, fraudes e desvios éticos, visando garantir a eficácia, eficiência e probidade dos atos da administração pública”, informou o Controlador.