Covid-19: Mais de 70% da população adulta de Ipatinga já foi vacinada com pelo menos uma dose

Escolas de rede municipal de ensino em Ipatinga se destacam nacionalmente
Escolas de Ipatinga se destacam em Olimpíadas Brasileiras
17 de agosto de 2021
Aperam abre novas vagas para coralistas
Coral Infantojuvenil Aperam abre vagas para novas vozes
17 de agosto de 2021

Covid-19: Mais de 70% da população adulta de Ipatinga já foi vacinada com pelo menos uma dose

Vacinação da população adulta em Ipatinga é destaque em MG

Vacinação da população adulta em Ipatinga é destaque em MG

Graças a rigorosas medidas de segurança e controle quanto às doses de imunizantes disponibilizadas para aplicação, a campanha de vacinação contra a Covid-19 continua avançando com celeridade em Ipatinga. A Secretaria Municipal de Saúde adiantou que começa a agendar, já nesta quarta-feira (18), o atendimento das pessoas na faixa etária de 18 anos acima. No caso dos industriários, dentro dessa mesma faixa etária, a vacinação também será nas Unidades Básicas de Saúde, de 8h às 16h, conforme agendamento.

A iniciativa mostra a organização e eficiência das equipes de saúde que estão trabalhando para garantir que toda a população adulta receba a vacina com a maior agilidade possível, além de assegurar a segunda dose, dentro dos prazos previstos, àqueles que já estão aptos a recebê-la. 

O prefeito Gustavo Nunes garante que a rapidez na ampliação da imunização, que evolui semanalmente para alcançar novos grupos, vem sendo possível devido à estrutura eficaz montada pela gestão municipal. “Com a inclusão de quem tem 18 anos acima, vamos ampliar ainda mais a cobertura vacinal em nossa cidade, que já superou os 70% da população adulta. O objetivo é um só: garantir a proteção a cada Ipatinguense, para que possamos, no menor tempo possível, voltar à normalidade”, comentou o chefe do Executivo.

Ipatinga é o município do Vale do Aço mais avançado em relação à cobertura vacinal com a primeira dose, e garante destaque também entre as cidades que mais avançam em relação à vacinação geral por idade, em todo o Estado.

Doses aplicadas

O vacinômetro desta terça-feira (17) apontou que 144.546 pessoas residentes na cidade já receberam a primeira dose de imunizantes. O número de ipatinguenses alcançados com a segunda dose é de 49.149. Outras 4.513 pessoas receberam a dose única. 

Para que os munícipes recebam os imunizantes, os Agentes de Saúde da unidade mais próxima de sua residência entram em contato. Caso isso não tenha sido feito, a orientação é que a pessoa dentro da faixa etária atendida (mas que ainda não se vacinou) procure as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para realizar o cadastro e, eventualmente, o agendamento.  

Critérios para o avanço

O titular da Secretaria Municipal de Saúde, Cléber de Faria, explica que o processo adotado pela pasta tem se mostrado bastante eficaz, sendo que semanalmente o comitê gestor de vacinação se reúne para definir as ações e medidas em relação ao atendimento à população em Ipatinga. 

“Regularmente, nos reunimos com todos os setores envolvidos para avaliar o quantitativo de vacinas recebido e as doses aplicadas. Só após uma análise criteriosa decidimos que ação será mais eficaz para cada instante”, explica. 

Taxas de ocupação dos leitos

Nesta semana o município continua mantendo taxas reduzidas de ocupação de leitos UTI-Covid. A vacinação avançada tem sido fundamental para redução dos níveis de internação. O boletim epidemiológico que pode ser acompanhado diariamente pelas redes sociais oficiais da Prefeitura de Ipatinga registra taxa de 30% de ocupação de leitos, evidenciando o acerto de estratégias locais adotadas para combate à doença.