O Banco de Alimentos de Ipatinga, importante organismo de apoio a entidades socioassistenciais e famílias em situação de vulnerabilidade no município, já é reconhecido hoje como uma referência entre as unidades do gênero, graças à estruturação proporcionada pela atual gestão. Na manhã desta sexta-feira (6), com o acompanhamento de técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), o entreposto de captação, seleção, higienização e distribuição de alimentos localizado no bairro Parque das Águas foi visitado pelo prefeito de Marliéria, Hamilton Lima, e um grupo de assessores.
“Num grande esforço do governo atual, o Banco de Alimentos de Ipatinga retomou em janeiro deste ano as atividades ligadas à segurança alimentar, em benefício das camadas mais vulneráveis da população. O revigoramento da unidade é um dos compromissos listados na plataforma de governo da atual gestão do município. Assim, foi com muita satisfação que recebemos hoje o prefeito Hamilton e sua equipe para que pudessem conhecer de perto a nossa estrutura”, disse a secretária de Assistência Social, Jany Mara Bartolomeu.
Desde o início da atual gestão, em janeiro deste ano, o Banco de Alimentos do município já arrecadou mais de 33 toneladas de alimentos junto a estabelecimentos comerciais parceiros. As instituições cadastradas para recebimento de doações são mais de 30 e os mantimentos são compartilhados com mais de 3 mil pessoas. Além das instituições, também são atendidas pessoas em vulnerabilidade social que estão cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), nas Unidades Básicas e Centro Especializado em Saúde e Programas de Prevenção à Criminalidade.
As ações da unidade voltada para a segurança alimentar serão ainda mais fortalecidas. Nesta quinta-feira (5), a SMAS informou que o Banco de Alimentos agora contará também com doações oriundas da horta da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, de Ipaba.