Mitos e verdades sobre o consumo de vinho

A Aryzta é a terceira maior indústria de panificação do mundo  - Divulgação-Indi
Empresa suíça investirá R$ 400 milhões em Minas Gerais
28 de junho de 2021
Os interessados devem encaminhar o currículo até o próximo dia 15 de julho - Foto: Elvira Nascimento
Usiminas Mecânica abre inscrições para banco de profissionais
30 de junho de 2021

Mitos e verdades sobre o consumo de vinho

Dr Jairo Monson, diz o que é MITO ou VERDADE sobre a bebida - Foto: Proteste

Dr Jairo Monson, diz o que é MITO ou VERDADE sobre a bebida - Foto: Proteste

O vinho virou companhia para muitos durante o isolamento social causado pela pandemia, e o consumo cresceu muito no último ano, e não faltam notícias sobre a bebida na internet. Para esclarecer algumas informações, o médico e um dos maiores especialistas em vinhos e seus benefícios à saúde no país, Dr Jairo Monson, diz o que é MITO ou VERDADE sobre a bebida.

 

O vinho tinto seco é o mais indicado para diabéticos. (VERDADE) – A quantidade de açúcar do vinho tinto seco é minima e irrelevante para o diabédico. Além disso, o vinho diminui a resistência das células à ação da insulina, fazendo com que o aproveitamento da glicose seja melhor. Mas atenção, é importante que os diabéticos bebam com moderação e que seu médico esteja de acordo. A injestão abusiva retira todo e qualquer benefício, e pode acarretar problemas indesejados.

 

O vinho ajuda a prevenir cáries. (VERDADE) – Os polifenóis têm ação preventiva e curativa na placa e cárie dentária, que é causada pelo Streptococcus mutans e outras bactérias. A indústria já tem várias patentes de cremes dentais enriquecidos com polifenóis.

 

O vinho atrapalha a memória. (MITO) – Efeito tóxico do álcool: o álcool tem uma ação oxidante agressiva sobre as células do cérebro, comprometendo principalmente a memoria. O hipocampo é a parte do cérebro onde reside a memoria e a primeira a sofrer os danos da oxidação pelos radicais livres – os agentes da oxidação.

O vinho protege o cérebro e estimula a memória: os polifenois do vinho, por sua potente ação antioxidante, protegem os neurônios – células do cérebro e sistema nervoso – dos efeitos danosos do álcool.

 

A quantidade de calorias de uma taça de vinho tinto seco (150 ml) é a mesma que uma maçã ou uma pêra (média). (VERDADE) – É isso aí!

 

Os vinhos tintos têm mais açúcar que os brancos. (MITO) – Os vinhos brancos, de uma maneira geral, têm mais açúcar que os tintos.

 

O vinho faz bem para a pele. (VERDADE) – O vinho melhora a consistência, elasticidade, hidratação e microcirculação da pele. Isso ocorre porque os polifenóis do vinho bloqueiam a ação da colagenase e da elastase, que são enzimas que destroem o colágeno e a elastina da pele. Esse beneficio se dá tanto por via tópica (direto na pele) como quando ingerido por via oral.

 

O vinho prejudica o processo de emagrecimento. (MITO) – O vinho contribui para o emagrecimento porque diminui a quantidade de insulina circulante na corrente sanguínea. A insulina em grande quantidade no sangue desencadeia uma série de reações metabólicas, que culminam sempre com o ganho de peso.

Numa publicação de 2002, o Dr. Yoshikawa e colaboradores conseguiram demonstrar que o vinho promove lipólise – queima de gorduras. O conhecimento que temos hoje nos permite afirmar que o vinho (seco) bebido com moderação não engorda e é a bebida mais favorável quando se quer emagrecer.

 

O vinho é rico em Cromo. (VERDADE) – O cromo tem um papel fundamental nas manifestações e controle da Diabete Melito. Ele atua no metabolismo da glicose e é indispensável à ação da insulina, conforme relatam os Dr.Jennings e Dr. Howard.

O vinho, se consumido moderadamente, pode proporcionar efeitos benéficos à saúde humana, como proteção a doenças cardiovasculares, aterosclerose, hipertensão e certos tipos de câncer. Em contrapartida, o consumo em excesso pode provocar o desenvolvimento das mais diferentes patologias.

 

Fonte: minhasaude.proteste.org.br