Com estoques de sangue em baixa, Hospital Dr. José Maria Morais sensibiliza doadores voluntários

Empresa investe em plataforma inclusiva para pessoas com deficiência auditiva
Site da Usiminas acessível em libras
31 de maio de 2021
O secretário de Saúde Fábio Baccheretti concedeu entrevista coletiva na Cidade Administrativa sobre  vacinação - Foto:Fábio Marchetto / SES-MG
Governo de Minas orienta vacinação em novos grupos prioritários, como professores e trabalhadores da Educação
31 de maio de 2021

Com estoques de sangue em baixa, Hospital Dr. José Maria Morais sensibiliza doadores voluntários

bolsa de sangue

O Hospital Dr. José Maria Morais, gerido pela Prefeitura de Coronel Fabriciano, conclama doadores voluntários de sangue para agendar a doação e ajudar regularizar os estoques. A coleta é realizada de 15 em 15 dias na sede do Hemominas, em Governador Valadares. A Prefeitura garante o transporte e alimentação aos doadores voluntários.

Este mês, o Hemominas fez um novo alerta sobre a queda nos estoques de sangue. No hemocentro, apenas os tipos B+ e AB+ (positivo) encontram-se com estoques adequados ou estáveis. Doadores com todos os tipos sanguíneos são bem-vindos, em especial os tipos O+ e A+ (positivo) e O- e B- (negativo), que estão em nível crítico. O Hemominas é o responsável pela captação das bolsas de sangue e abastecer os hospitais da região, entre eles HJMM.

A assistente social do HJMM, Simone Alves, reforça que o sangue humano é insubstituível e essencial para salvar vidas em diversos procedimentos de saúde. “Os hospitais continuam atendendo pacientes com outras doenças e não só Covid-19, como cirurgias de urgência, lesões de trânsito, procedimentos oncológicos. Além disso, alguns portadores de anemias falciformes, hemofilias e doenças crônicas precisam receber transfusões de componentes sanguíneos com frequência”, pontua.

 

Seguro

A profissional do HJMM aproveita para esclarecer alguns mitos. “Doar não ‘raleia’ o sangue ou diminui a imunidade do doador. Isso é um mito que, infelizmente, afasta potenciais voluntários à doação. Na coleta é retirado apenas 450 ml de sangue e o volume é reposto pelo próprio organismo em apenas 72 horas sem qualquer prejuízo à saúde do doador” explica Simone Alves.

Ela ainda frisa a segurança de todo o processo – do transporte à captação de sangue. “Tudo é feito em conformidade com as normas sanitárias de prevenção ao Coronavírus. Tanto os profissionais do Hospital quanto do Hemominas são capacitados e seguem todas as normas de proteção, a fim de proporcionar segurança para quem doa e sangue de qualidade para o paciente”, reforça.

 

Voluntário 

Entre os requisitos básicos para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar bem descansado no momento da doação, estar alimentado e apresentar documento original e oficial com foto. Em virtude do Coronavírus, há algumas restrições e prazos a serem observados pelo voluntário.

Em Fabriciano, a doação é realizada a cada 15 dias, sempre às terças-feiras e pode ser agendada junto à Assistência Social do Hospital Dr. José Maria Morais. A próxima ida de voluntários ao Hemominas, em Governador Valadares, está prevista para a próxima terça-feira, 25 de maio e ainda há vagas.

 

Serviços 

Mais informações, agendamento e dúvidas:

Assistência Social do Hospital Dr. José Maria Morais

Telefone: (31) 3406-7374.