Nova montagem do Boca de Cena participa de Festival do Rio de Janeiro

Vacinas foram desenvolvidas pela farmacêutica britânica AstraZeneca - Foto: Dado Ruvic
Covid-19: Índia vai exportar doses de vacina para Brasil nesta sexta
21 de janeiro de 2021
Medida é adotada devido ao agravamento da covid-19 no país - Foto: Marcello Casal Jr - Agência Brasil
TSE suspende consequências para quem não votou nas eleições de 2020
22 de janeiro de 2021

Nova montagem do Boca de Cena participa de Festival do Rio de Janeiro

Elenco de Os Cegos

Elenco de Os Cegos

O processo artístico  “Os Cegos”, mas recente trabalho do Grupo Teatral Boca de Cena (Ipatinga), que teve sua estreia nacional realizada de forma virtual em dezembro de 2020, participa do Festival Midrash de Teatro, que acontece de 17 de janeiro a 07 de fevereiro,  por meio do canal MIdrash –https://www.youtube.com/user/midrashmidrash.  A apresentação de “Os Cegos” acontece no dia 25 de janeiro, a partir das 20h e, após o espetáculo, participam de um bate papo o Diretor Marcio Abreu, Diretor Musical Felipe Storino, Diretor de Produção e Assistente de Direção Claudinei de Souza e a atriz Marcia do Valle.

“Os Cegos” é uma criação artística a partir do texto de Michel de Ghelderode, um clássico do teatro mundial, inspirado na pintura de Brueghel, O Velho, que apresenta uma fábula ao redor de três cegos que caminham em busca de salvação. O processo contou com direção, dramaturgia e adaptação realizada pelo conceituado diretor Márcio Abreu, direção musical e desenho de som de Felipe Storino, ambos da Cia. Brasileira de Teatro, de Curitiba e assistência de direção de Claudinei de Souza.

Segundo o diretor, Márcio Abreu, a montagem faz refletir sobre várias questões: quais são as nossas “cegueiras” no mundo atual? O que escolhemos ou somos impelidos a não enxergar? O que ou quem é invisível nas sociedades contemporâneas? Qual a importância do coletivo? Como cultivar consciências num mundo devorado por religiosidades fundamentalistas e manipulações distorcidas das informações? Em que acreditar? Que caminhos seguir?

Abreu destaca também que, “em nossa abordagem criamos uma dramaturgia que absorve pensamentos e vozes plurais em diálogo com questões urgentes da nossa sociedade e inclui uma adaptação do texto original na elaboração de uma peça sonora, a ser transmitida virtualmente. O convite é para a escuta e a ativação de um imaginário crítico repleto de humor e reflexão numa composição sonora original.

“Os Cegos” reúne um elenco de 12 artistas, vindos de várias cidades do Brasil, que foram divididos em três grupos: Matisael Lima (Ipatinga), Genário Neto (Salvador), Gabriela Felipe (São Paulo) e Arthur Barbosa (Belo Horizonte) no primeiro elenco; Dio Heroro (Belo Horizonte), Camila Vaz (Ipatinga), Ju Abreu (Belo Horizonte) e Jonathan Rodrigues (Aracaju) integrando o segundo elenco; Léo Coessens (Ipatinga), Gustavo Nascimento (Ipatinga), Márcia do Valle (RJ) e Wagner Alves (Belo Horizonte) no terceiro elenco, que é o que participa da apresentação no Festival.

A estreia nacional aconteceu em dezembro de 2020 e, durante três dias, o público presente na sala de espetáculo virtual pode conferir a performance de três elencos, com diferentes interpretações do mesmo texto. O diretor de produção, Claudinei de Souza, destaca que, como trata-se de uma experiência sonora, futuramente os três resultados serão disponibilizados nas mídias sociais em PodCast. Claudinei destaca também que a utilização de fone de ouvido durante a apresentação torna a experiência mais interessante.

 

O Festival Midrash

O Festival Midrash de Teatro marca o retorno das atividades de 2021 do Midrash Centro Cultural, que pertence à Congregação Judaica do Brasil. Inaugurado em 2009 o Centro Cultural conta com uma programação diversificada, com realização de cursos, palestras, grupo de estudo, atividades musicais, dentre outras.

O Festival é realizado de forma gratuita e online, durante três semanas, de segunda a quinta, serão encenadas duas peças por dia, às 18h e às 20h e aos domingos, serão três apresentações às 15h, às 18h e às 20h. A cada apresentação são realizados debates com participação de convidados e dos grupos participantes.

O Festival reúne na programação 37 espetáculos, com temáticas importantes como a condição social do negro, a luta feminina, transexualidade, hipocrisia social, problemáticas filosóficas, a busca pelo ser e outros temas que nos ajudam a pensar a condição humana e o nosso país. A programação completa pode ser conferida no site https://www.midrash.org.br/.

“Os Cegos” foi concebido por meio do Fundo Estadual de Cultura com Patrocínio do Governo do Estado de Minas Gerais.

 

Serviço:

Festival Midrash de Teatro
“Os Cegos” – Grupo Teatral Boca de Cena
Dia 25/01/2021 – 20h
Local: https://www.youtube.com/user/midrashmidrash.

Direção, dramaturgia e adaptação: Marcio Abreu
Direção musical e desenho sonoro: Felipe Storino
Diretor de produção e Assistente Direção: Claudinei de Souza
Elenco: Léo Coessens (Ipatinga), Gustavo Nascimento (Ipatinga), Márcia do Valle (RJ) e Wagner Alves – Wanira (Belo Horizonte).

Recomendável o uso de fone de ouvido na “escuta” do espetáculo.

Os comentários estão encerrados.