Indústria 4.0 na Manutenção e Desafios futuros da gestão hídrica em pauta na 3ª edição do Conecta

Ao todo, 16 projetos foram aprovados nas regiões do Vale do Aço e Vale do Jequitinhonha
Fundação Aperam Acesita divulga resultado do Edital de Projetos 2020
13 de novembro de 2020
Coligação liderada por Dr. Renato pede cassação do registro de candidatura de Douglas Willkys e Vespa - Foto: Arquivo Jornal O Informante
Coligação entra na justiça e pede cassação do registro de candidatura de Douglas Willkys por possível abuso de poder econômico
14 de novembro de 2020

Indústria 4.0 na Manutenção e Desafios futuros da gestão hídrica em pauta na 3ª edição do Conecta

Rayner Teixeira abordou o uso de ferramentas na indústria 4.0

Rayner Teixeira abordou o uso de ferramentas na indústria 4.0

O terceiro dia do Conecta Vale do Aço foi intenso e com uma programação voltada a uRayner Teixeira, coordenador de manutenção digital da Vale, abordou “O uso de ferramentas na indústria 4.0 na Manutenção.  Segundo Rayner, a indústria 4.0 é primordial e principal aliada para a manutenção, operação e integração visando uma melhor gestão de ativos. “É a principal estratégia para integrarmos pessoas, processos e tecnologia. A indústria 4.0 veio para ficar, trazendo diversos meios de facilitar o trabalho que hoje, muitas vezes, é feito de forma bruta e crítica.”

Wagner Costa, gerente de meio ambiente da FIEMG explanou sobre “A Importância das conexões público-privada nos avanços da gestão hídrica” e alertou quanto a mudança do clima que já está se configurando uma realidade, com eventos intensos de excesso de chuva, escassez de água – secas intensas. “O poder público deve estabelecer políticas que mobilizem a sociedade para se prevenir e contribuir com ações que possam mitigar os problemas”, explicou.

“As indústrias, nessa situação, precisam entender a sua relação com a água e promover ações que possibilitem, não apenas resolver seus problemas, mas contribuir com a sociedade”. Na oportunidade, ele parabenizou as indústrias da região. “As empresas que compõe o Conselho Estratégico da FIEMG Vale do Aço apresentam ações que mostram essa preocupação com a sociedade”, concluiu.

O representante do grupo técnico de gestão hídrica do Conselho Estratégico e especialista pleno da Cenibra, Sebastião Tomaz Carvalho, apresentou “Os principais projetos e desafios da gestão hídrica nas indústrias”.

“São inúmeros os projetos e estudos de casos de reaproveitamento de efluentes, recirculação e minimização de captação de água dos recursos hídricos, isso mostra um avanço para as indústrias da região para melhorar sua performance ambiental e contribuir para uma bacia mais equilibrada”.

Na ocasião foram apresentados projetos que aumentam a oferta de água na bacia do Rio Doce como: recuperação de nascentes, plantio de mudas inativas, projetos para aumentar a infiltração do solo, através da técnica de subsolagem, ação que permite que a água infiltre no solo e armazene recompondo os lençóis freáticos. “Essa iniciativa é de suma importância principalmente, agora que temos grande oferta da água de chuva e essa água se mantém armazenada em nossas propriedades”, explicou.

Participou do evento também o diretor geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM, Marcelo da Fonseca, que abordou “Desafios futuros da gestão hídrica em Minas Gerais”.

 

Encerramento 

 Nesta quinta-feira (12/11), das 16h às 17h, aconteceu o encerramento da 3ª edição do Conecta Vale do Aço e contou com a participação dos diretores da Aperam, Cenibra, Usiminas, FSFX e o gerente da Aciaria da Arcelor Mittal Monlevade, na mesa redonda “Cenários futuros das organizações no pós-normal”. O debate foi mediado pelo vice-presidente da FIEMG, Luciano Araújo.