Percentual de óbito por Covid19 no principais municípios do Vale do Aço

Tabela mostra índices percentuais por morte de Covid19 em   Timóteo, Cel. Fabriciano, Ipatinga, Minas Gerais e Brasil
Óbitos por Covid19 em alguns municípios do Vale do Aço superam percentual nacional
11 de novembro de 2020
Ao todo, 16 projetos foram aprovados nas regiões do Vale do Aço e Vale do Jequitinhonha
Fundação Aperam Acesita divulga resultado do Edital de Projetos 2020
13 de novembro de 2020

Percentual de óbito por Covid19 no principais municípios do Vale do Aço

EDITORIAL LOGO.cdr

Editorial –

Por estar em uma região metropolitana e perceber a dificuldade e falta de parâmetros para uma melhor avaliação contextual, o Jornal O Informante trouxe uma matéria (link no final desse Editorial) com números oficiais sobre o combate ao coronavírus nos três principais municípios do Vale do Aço: Timóteo, Cel. Fabriciano e Ipatinga.

São informados dados sobre população, infectados, óbitos, UTI´s equipadas para combate ao coronavírus e percentual população/óbito por Covid19.

Cada município tem suas particularidades estruturais, econômicas e políticas, por isso, o cuidado em mostrar os percentuais e não apenas números absolutos. No campo político, por exemplo, é importante também lembrar que os prefeitos de Ipatinga e Timóteo assumiram as respectivas gestões após eleições extemporâneas em 2018, e foram empossados em 21 de junho em Ipatinga e 13 de julho em Timóteo.

Levando em consideração a população de 2020 estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o número de óbitos por Covid19 até o dia 09/11, Timóteo com 90.568 habitantes teve contabilizado 80 óbitos o que equivale a 0,088%; Cel. Fabriciano com 110.290 habitantes teve 86 óbitos, equivalente a 0,077%; e Ipatinga com 265.409 teve 224 óbitos confirmados, o que equivale a 0,091%. A média do estado de Minas Gerais é de 0,042% e do Brasil o percentual  população/óbitos por Covid19 é de 0,076%.

O país tem altos índices de óbito por Covid19 e os principais municípios do Vale do Aço tem índices percentuais maiores que o Brasil; e Ipatinga e Timóteo mais de o dobro do percentual do estado de Minas Gerais.

De acordo com a assessoria de comunicação da Superintendência Regional de Saúde, a estrutura de UTI’s Covid19 incluindo rede pública e privada, até o dia 09 de novembro era: Ipatinga 45 leitos no total, Cel. Fabriciano 20 leitos e Timóteo 10 leitos UTI´s Covid19. Em Timóteo as UTI’s começaram as atividades a partir do dia 24 de junho e contou com doação de R$ 1,16 milhão da Aperam South América para o início do funcionamento.

Para ter outro parâmetro sobre índices de contaminações e mortes por Covid19, o município de Diamantina, um dos principais pontos turísticos de Minas Gerais, localizado no Vale do Jequitinhonha, tem população estimada pelo IBGE em 2020 de 47.825, pouco mais de a metade da população de Timóteo, e contabilizou até o dia 09 de novembro, 172 casos positivos de Covid19 e 6 óbitos, o equivalente a 0,012%. Vale novamente destacar que são municípios, regiões e contextos diferentes, mas ainda sim, o exemplo promove reflexão sobre a diferença entre os números.

Será preciso um estudo muito detalhado, como bem sugeriu Ernany de Oliveira Duque Júnior, superintende da regional de saúde, para determinar quais os motivos de índices elevados de casos positivos e mortes; pode ser as escolhas dos gestores na conduta das ações, demora na obrigatoriedade e fiscalização no uso de máscaras, horário reduzido do comércio gerando maior concentração onde aconteceu tal escolha, descaso de parte da própria população em relação a pandemia ou todos os itens citados.

O fato é que os percentuais são altos, a economia é muito importante e precisa andar em harmonia com os cuidados com a saúde. A pandemia continua e praticamente todos os dias tem mortes por Covid19 na região, e muitos estão agindo como se todos já estivessem vacinados. As previsões mais otimistas para vacina são para março de 2021, é preciso seguir a vida com equilíbrio e adaptar, trabalhar, cuidar do corpo e da mente, mas continuar vigilante e com os devidos cuidados em relação a pandemia.

 

Márcio de Paula – Editor Jornal O Informante

 

Matéria referente ao editorial acima

Óbitos por Covid19 em alguns municípios do Vale do Aço superam percentual nacional