Simpósio interno celebra anualmente as principais iniciativas de inovação e desenvolvimento na empresa
APERAM ENCERRA A 87ª EDIÇÃO DO COSIS
28 de agosto de 2020
Prevenir incêndios é promover a vida
Campanha estimula a prevenção e combate a incêndios florestais
1 de setembro de 2020

CENIBRA vence prêmio de tecnologia digital

CENIBRA ganha mais um prêmio por seus investimentos em tecnologia da informação

CENIBRA ganha mais um prêmio por seus investimentos em tecnologia da informação

A CENIBRA foi a vencedora do prêmio “Empresa Mais Digital 2020”, na categoria “Indústria”. A premiação analisa quais são as empresas mais bem posicionadas para enfrentar os desafios do mundo digital e contribuir para a criação de processos que resultem em mais qualidade de serviços. A CENIBRA se destacou por adotar medidas tecnológicas que protegem a área florestal.

Neste ano, o reconhecimento das ganhadoras foi diferente por conta da pandemia da Covid-19. As visitas às finalistas, que nos últimos anos aconteceram presencialmente, se restringiram a videoconferências. Mesmo assim, foi possível conhecer um pouco sobre as práticas de cada uma das seis escolhidas e saber como elas se reinventaram durante esse período em que a maioria dos profissionais teve que trabalhar de casa.

Em conversa com o Plus Digital Institute, empresa responsável pelo prêmio, os executivos da CENIBRA explicaram que as soluções de Tecnologia da Informação (TI) adotadas para proteger as áreas de plantio e de preservação permanente vão desde o uso de câmeras com capacidade de processamento digital com solução de Inteligência Artificial (IA), que permite monitorar e diagnosticar com precisão a ocorrência de eventuais incêndios, até a inspeção de pragas e aplicação de insumos no plantio.

A solução de IA ajudou a atingir um percentual acima de 95% de acerto na detecção de incêndios florestais. “No ano passado, houve um momento crítico de queimadas. Nós estimamos que a implantação dessa IA conseguiu reduzir cerca de 5%. Fora o desgaste de ter uma equipe trabalhando e apagando fogo de madrugada”, conta Ronaldo Neves Ribeiro, gerente de TI.

Na CENIBRA, a produção de celulose não foi afetada pela pandemia. “Produzimos tudo que estava planejado e até um pouco a mais. Nas florestas, tivemos que reduzir cerca de três meses de plantios em função das restrições de segurança, mas isso não afetou nem afetará o andamento da fábrica. O que foi plantado hoje será colhido nos próximos sete anos. Até lá, teremos tempo para recuperar”, esclarece Júlio César Tôrres Ribeiro, Diretor Industrial e Técnico.

Já os profissionais da área administrativa estão trabalhando em casa (Home Office) graças a uma ferramenta de gestão corporativa que permite visualizar, tanto por quem está na fábrica como por quem está em casa, a produção em tempo real; toda a estatística do processo; as metas por operador; a média das últimas horas da produção, e os dados dinâmicos que apontam a função da operação do dia.

“Virar a chave foi bastante rápido, só tivemos um ou dois dias de adaptação. Até fiquei surpreso com a velocidade que aconteceu”, conta Júlio. No entanto, ele esclarece que não é possível operar a fábrica remotamente por conta de decisões de segurança, mas que consegue supervisionar todo o processo.

“A máquina florestal está a 200 quilômetros da CENIBRA. Nós enviamos a informação via satélite pelo sistema de gestão corporativa. Nossa ferramenta de Business Intelligence (BI) pega esse dado, combina com outras variáveis e coloca na mão do gestor um gráfico que facilita a visualização e contribui para a velocidade das tomadas de decisões”, explica o gerente de TI.

Reconhecimento
As empresas reconhecidas pelo prêmio “Empresa Mais Digital 2020” servem de inspiração para outras organizações que estão buscando se desenvolver digitalmente para potencializar seus resultados.