UPA 24 horas aumenta atendimento à saúde de Cel. Fabriciano

Floresta cocais Cenibra (1)
CENIBRA disponibiliza Plano de Manejo Florestal de 2020
30 de junho de 2020
Objetivo é minimizar risco de contaminação e garantir segurança - Foto: Marcello Casal Jr.
MEC lança protocolo para retorno às aulas em instituições federais
1 de julho de 2020

UPA 24 horas aumenta atendimento à saúde de Cel. Fabriciano

A UPA tem capacidade de atender até 250 pacientes por dia com leitos adulto e pediátrico

A UPA tem capacidade de atender até 250 pacientes por dia com leitos adulto e pediátrico

Desde as 7h desta sexta-feira, 26, os pacientes de urgência médica adulta e pediátrica de Fabriciano são atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas Dr. Walter Luiz Winter Maia, no bairro Sylvio Pereira II. A UPA funcionará sete dias por semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, e conta com estrutura, equipamentos e quadro de profissionais para atender mais de 250 pacientes por dia.

A UPA foi inaugurada na noite desta quinta-feira, 25, pelo prefeito Dr. Marcos Vinicius e contou com a presença de autoridades, secretariado municipal, lideranças políticas, representantes de entidades, profissionais da saúde e populares. A solenidade seguiu a risca as orientações de prevenção ao Coronavírus: aferição de temperatura dos participantes antes de entrar no local, higienização das mãos com álcool em gel, distanciamento mínimo de 2 metros entre as cadeiras e uso de máscara.

A unidade é intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e hospitais. Na Upa, uma equipe médica presta socorro, faz o diagnóstico e estabilização do paciente, que pode ser encaminhado para observação ou para uma unidade hospitalar. Com a UPA, a rede de saúde de Coronel Fabriciano fica completa, já que vai ampliar e melhorar o acesso da população aos serviços de saúde. O objetivo é integrar o novo serviço de saúde ao Hospital Dr. José Maria Morais, Samu Regional e Corpo de Bombeiros.

O prefeito Dr. Marcos Vinicius frisou o papel da UPA na rede municipal de saúde. “É uma unidade de atenção intermediária. É onde os pacientes do SUS de Fabriciano buscarão atendimento em casos de emergência e urgência, por exemplo, quedas com torção e dor forte ou suspeita de fratura, cólicas renais, dores fortes no peito, febre alta entre outros. Para consultas médicas de rotina e tratamento, a porta continua sendo as UBS e o Hospital Dr. José Maria de Morais, para internação, cirurgias e casos de maior gravidade”, completa o prefeito Dr. Marcos Vinicius.

Homenagem
O nome da UPA é uma homenagem ao médico Walter Luiz Winter Maia. Filho do pioneiro e ex-prefeito Rubens Siqueira Maia, Dr. Walter viveu e fez sua carreira em Coronel Fabriciano, tendo sido diretor e médico do Hospital Siderúrgica por vários anos. O médico foi lembrado pela administração municipal pela atuação e dedicação a comunidade. Dr. Walter faleceu em 2014. A homenagem foi recebida pela sua esposa Vália Rolim e familiares.

Estiveram presentes na solenidade os deputados Federais Domingos Sávio, Alê Silva e Eneias Reis; deputado Estadual Tito Torres; o vice-prefeito de Fabriciano, José Gregório; o prefeito de Timóteo Douglas Wilkis e o seu vice, José Vespasiano; vice-prefeito de Ipatinga, Célio Aleixo; o presidente da Câmara, Adriano Martins e os vereadores Miltinho do Sacolão, Cristiano do Cais, Luciano Lugão, Eugênio Pascelli, Dr. Sandro, Ronilson Burrinho, Canídia, Relé, Beto Cavaleira; presidente do Conselho Municipal de Saúde, Walter Lopes; presidente do Sindcomércio, José Facundes; presidente da Acicel/CDL, Graziela Nascimento e autoridades do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. A benção foi dada pelo Padre Thiago, pároco da Paróquia São Francisco Xavier.

A UPA 24 horas de Fabriciano é do tipo II: conta com 11 leitos de observação adulto e pediátrico, pronto-socorro odontológico, serviços de raio X e eletrocardiograma e salas de isolamento e de medicação. A unidade é equipada com monitores cardíacos, desfibrilador e equipamentos para atender emergências. A Unidade ocupa uma área de 1.396,61 m² na Avenida Maanaim, que liga bairros Sylvio Pereira II e Caladinho. O investimento foi superior a R$ 4 milhões, em recursos da União e do Município.