Registrada temperatura mais alta da história da Antártida

Bretas libera mais de R$ 660 milhões apreendidos na Lava Jato
7 de fevereiro de 2020
Usipa sedia projeto financiado pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte
10 de fevereiro de 2020

Registrada temperatura mais alta da história da Antártida

Uma base de pesquisa da Antártida registrou a maior temperatura da história do continente em meio às preocupações a respeito do aquecimento global, que causou um aumento do derretimento das camadas de gelo no Polo Sul.

A base de Esperanza, localizada no extremo norte da Península Antártica, registrou a temperatura de 18,3 graus Celsius, a maior já assinalada, disse a Organização Meteorológica Mundial (OMM) nesta sexta-feira. “(Esta) não é uma cifra que você associaria normalmente com a Antártida, nem no verão. Isso bate o recorde anterior de 17,5ºC, que foi estabelecido em 2015”, disse a porta-voz da OMM, Clare Nullis, aos repórteres em Genebra.

“A Península Antártica… está entre as regiões do planeta que esquentam mais rápido. Ouvimos muito sobre o Ártico, mas esta parte particular da Península Antártica está esquentando muito rápido.” A temperatura foi registrada na base argentina na quinta-feira.

Cientistas acreditam que o aquecimento global está causando tanto derretimento no Polo Sul que a camada de gelo gigantesca está a caminho de se desintegrar – o que eventualmente provocaria uma elevação do nível global do mar de ao menos três metros ao longo dos séculos.

Um comitê da OMM verificará se a temperatura assinalada pelo serviço nacional meteorológico da Argentina é um novo recorde para o continente da Antártida. O recorde da região da Antártida como um todo foi de 19,8ºC em janeiro de 1982.

Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *