Como parte da gestão compartilhada da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Geraldo dos Reis Ribeiro, em Timóteo, a atual gestão da Prefeitura recebeu algumas informações do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ) sobre os primeiros dias de funcionamento do equipamento público, especialmente em relação aos exames laboratoriais e radiológicos.
O diretor médico do HMTJ, Gustavo Campos, explicou que desde a sua abertura, a UPA Geraldo dos Reis Ribeiro tem disponibilizado exames diagnósticos 24h por dia. O tempo estimado de liberação dos resultados de exames laboratoriais tem ocorrido em no máximo duas horas após a coleta.
O material é coletado por um técnico em patologia da própria unidade e a análise clínica é feita pelo laboratório da Unimed Vale do Aço, sem prejuízo ao tempo máximo tolerável. “Esse tempo entre a coleta e a entrega do resultado é monitorado e atende a todos os requisitos e padrões de excelência e de qualidade”, pontuou Gustavo Campos.
Os exames de radiografia também são disponibilizados na própria unidade. Entretanto, segundo relata o direto médico da HMTH, houve a necessidade de adequação estrutural em relação aos equipamentos de Raio X de última geração, e por isso, nesses primeiros dias de funcionamento da UPA, os exames estão sendo revelados no Centro de Saúde João Otávio, sem afetar os procedimentos e atendimentos médicos.
“Estamos providenciando as adequações necessárias e num breve espaço de tempo, a unidade passará a contar com um sistema totalmente digitalizado, integrado e de alta resolução”, explicou Gustavo Campos, acrescentando que dentro da UPA são oferecidas todas as condições para o atendimento rápido e eficaz dos usuários com foco no processo de humanização dos atendimentos.
Fonte: PMT