O município de Timóteo sediou o XI Seminário de Educação Inclusiva, evento regional que envolveu educadores, pessoas com deficiência e comunidade no debate sobre o tema “A Educação Inclusiva na Sociedade Contemporânea”. Realizado em parceria com a Aperam e Prefeitura de Timóteo, através do Centro de Referência em Educação Inclusiva Pe. Jean Marie Lemaire da Secretaria de Educação (CREIA), o encontro que debateu desafios e avanços para o setor foi realizado nos dias 8 e 9 no Teatro da Fundação Aperam Acesita, com o apoio do Rotary e Secretaria de Governança Educacional de Coronel Fabriciano.
A abertura contou com a participação de autoridades da região do Vale do Aço e do show “Encantos” apresentado pelos alunos do CREIA. No sábado, 9, cerca de 300 pessoas participaram de seis palestras técnicas. “O trabalho a favor da educação inclusiva terá sempre nosso respeito e apoio. Queremos que este setor avance muito mais”, destacou o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, parabenizando a equipe do Creia e da Secretaria de Educação pela coragem e ousadia de propor as alterações que precisam ser feitas “em nossa vida, sociedade e cidade” para atender as demandas educativas das pessoas com deficiência.
“E tudo que pudermos juntos fazer na lógica da inclusão, com base num trabalho de qualidade, faremos”, frisou o vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo, José Vespasiano Cassemiro, o professor Vespa, acrescentando que o CREIA se destaca na área de educação inclusiva, atendendo alunos com deficiência visual e auditiva.
O presidente da Fundação Aperam, Venilson Araújo Vitorino, salientou a importância do Seminário de Educação Inclusiva, afirmando que o encontro torna a região e o município de Timóteo referência na Educação Inclusiva. Por sua vez, a diretora da Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, Edivania de Lana Morais Andrade, disse que “o momento era de repensar as nossas concepções, de aprendizagem”. O secretário de Governança Educacional de Coronel Fabriciano, professor Carlos Alberto Serra Negra, parabenizou a iniciativa e disse ser positiva a realização de seminários que tratem da educação e, em especial, da inclusiva.
A diretora do CREIA, Deivia Mesquita, afirmou que o do Seminário de Educação Inclusiva era um evento de referência, onde se fomenta a reflexão sobre a inclusão, trazendo temas relevantes e palestrantes de renome nacional. No seminário foram abordados os temas: Acessibilidade para a Diversidade Surda; A Escola do Saber e da Inclusão; A Inclusão Escolar e o Processo de Aprendizagem; Escola Bilíngue para Surdos; Autismo: um olhar que conecta; e Práticas Educativas para uma Vida Independente das Pessoas Deficientes Visuais.